Em Aracaju, somente 44,4% tomaram a segunda dose da vacina (Fotos: AAN) |
O medo de reações e a falta de informação são os principais fatores atribuídos à baixa procura pela vacina contra o HPV, segundo a Secretaria Municipal de Saúde Aracaju (SMS). Na capital sergipana, a 2ª dose vacina está disponível desde o mês de setembro de 2014, mas somente 44,4% das meninas que receberam a primeira dose foram tomar outra vez a vacina.
Raulina Gomes, que é a coordenadora da Vigilência Epidemiológica da SMS, destaca que a população deve ficar tranquila, pois ficou comprovado que as reações apresentadas pelas meninas em São Paulo, que tiveram repercussão nacional, não tiveram relação com a vacina contra o HPV.
“Foi comprovado que aquelas reações apresentadas pelas meninas em São Paulo não tiveram nada a ver com a vacina. Todas as meninas devem continuar se vacinando normalmente. Claro, que assim como qualquer outra vacina, a vacina do HPV pode trazer algumas reações adversas”, explica Raulina.
É preciso tomar as três doses da vacina para garantir a humanidade |
Na época, o Ministério da Saúde assegurou que a imunização é segura e que é comum os jovens terem medo de vacina, apresentado tonturas e raros casos, desmaios, o que pode acontece com qualquer outra injeção.
Raulina reafirma que é preciso tomar as três doses da vacina para garantir a imunidade contra a doença. “A população precisa entender que antes das três doses, a imunização não está 100%. Assim como as outras vacinas e como acontece com as crianças, as adolescentes precisam completar o seu esquema vacinal, tomando as três doses do HPV e garantindo sua imunidade”, detalha.
Dados
Em Aracaju, 12.782 meninas tomaram a 1º dose da vacina. O número corresponde a 94,17% da meta de vacinação. A 2ª dose só foi aplicada em 6079 meninas, ou seja, 44,4% do esperado. “A gente vem tendo um crescimento mês a mês, mas os números não são satisfatórios. Por isso, a gente pede que os pais tragam as crianças. A imunidade contra o HPV é construída ao longe em que elas foram tomando as vacinas’, reforça.
Em Sergipe, desde março de 2014, 54.539 meninas tomaram a primeira dose e apenas 28.320 tomaram a segunda. A cobertura vacinal corresponde a 91% do público alvo na primeira dose e 47% na segunda dose.
Vacinação
Em 2015, a faixa etária para recebimento da vacina será estendida para as meninas de nove anos de idade. Vale lembrar que o HPV é o principal causador do câncer de colo de útero e a vacina disponibilizada pelo Ministério da Saúde protege contra os quatro principais subtipos do vírus causadores da doença.
Para tomar a vacina, as meninas podem ir nas Unidades Bácisas de Saúde (UBS) nos 75 municípios sergipanos. Em Aracaju, as Unidades de Saúde da Família (USFs) estão abertas das 8h às 17h. É obrigatória a apresentação do cartão de vacina e da carteira de identidade. As meninas que ainda não receberam a primeira dose devem procurar uma Unidade de Saúde para a aplicação.
Por Verlane Estácio
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B