Huse: 80% dos casos do pronto socorro são simples

Mais de 80% dos casos no pronto socorro do Huse são de baixa complexidade (Foto:  Ascom/FHS)

Diariamente o pronto socorro do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) recebe pacientes de baixa complexidade. De acordo com o último levantamento, quase 85% dos casos que chegam ao maior hospital público do Estado deveriam ser destinados às unidades básicas de saúde ou de pronto atendimento.

Segundo a superintendente do hospital, Lycia Diniz, muitas pessoas já vão direto ao Huse. "O usuário, por exemplo, que sente uma dor de cabeça e não acha médico na unidade básica vai para o Huse. Numa próxima dor de cabeça, ele já vai diretamente para o Hospital de Urgência, o que gera uma superlotação na unidade", explica.

Além de insumos, a superlotação também desgasta a equipe. "Temos 175 leitos no PS. A partir do momento que dispomos de 300 pacientes lá, a equipe fica completamente sobrecarregada e não consegue prestar o serviço com excelência", reiterou Lycia Diniz. Para a superintendente, uma das soluções seria a criação de um hospital regional em Aracaju. "Quase metade desta demanda de baixa complexidade é proveniente de Aracaju. Por isso é tão importante ter uma unidade para atender esta demanda".

Muitas vezes, os pacientes reclamam da demora do atendimento. No entanto, além da superlotação, isso se dá por conta do Acolhimento com Classificação de Risco (ACCR), que faz parte da Política Nacional de Humanização do Ministério da Saúde. De acordo com o ACCR, o paciente deve ser atendido de acordo com a gravidade do caso e não por ordem de chegada. "Se chega um paciente vítima de acidente automobilístico, por exemplo, o tempo de espera dele será zero. O atendimento será imediato. No entanto, se temos um paciente que está gripado, provavelmente, ele esperará mais um pouco", exemplificou Lycia.

Estrutura

O Huse conta com a estrutura hospitalar e profissional necessária e de adensamento tecnológico de última geração para atender os casos de urgência e emergências clínicas, cirúrgicas e oncológicas, além de ser o único hospital com Unidade para Tratamento de Queimados (UTQ). Além desses serviços, o hospital oferta à população serviços de especialidades médicas, como endoscopia digestiva, neurocirurgia, otorrinolaringologia, oftalmologia, ortopedia, cirurgia bucomaxilofacial, nefrologia e serviço de hemodiálise.

Fonte: ASN

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais