![]() |
Um jovem de Neópolis teria morrido por causa de uma Dengue Hemorrágica (Foto: divulgação) |
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) está investigando a morte de um rapaz de 20 anos, cuja morte foi atribuída a dengue hemorrágica. O fato foi registrado no município de Neópolis e o jovem ficou internado Hospital Regional de Propriá. O caso serve como mais um alerta para os cuidados que a população deve ter para evitar a proliferação do mosquito da Dengue.
De acordo com a coordenadora do Núcleo de Endemias da SES, Sidney Sá, a certidão de óbito do rapaz aponta que ele faleceu por conta de um quadro de febre hemorrágica de dengue e insuficiência respiratória. Ainda assim, a SES realizou a análise do prontuário do paciente e agora aguarda a conclusão dos exames laboratoriais para a finalização do caso, conforme orientações do Ministério da Saúde para os óbitos relacionados à Dengue. “O paciente apresentou febre, dor de cabeça, diarreia, e também vários outros sintomas. Por conta desse quadro clínico, o médico suspeitou de Dengue e por isso, resolvemos investigar”, explica.
|
Sidney Sá, coordenadora do Núcleo de Endemias da SES |
Sidney Sá descarta a ocorrência de epidemais, mas explica que a participação da população no combate à Dengue continua sendo fundamental. “A população precisa entender que se elas não fizerem o seu papel de cidadã, pessoas continuarão morrendo e epidemias acontecendo”, alerta. “Para se ter uma ideia, nos arredores da casa do rapaz, encontramos muitos vetores, nas fases de larva e adulta. O vetor tá dentro de nossas casas. Quem cria é a população, então, é importante a contribuição do papel das pessoas nessa luta”, destaca.
Dengue
Com base nos dados de 2014, a SES verificou que até o momento, os municípios que mais notificaram casos de Dengue foram: Aracaju, Itabaianinha, Nossa Senhora do Socorro, Barra dos Coqueiros, Estância, São Cristovão, Tobias Barreto, Neópolis, Umbaúba e Carmópolis. Os óbitos foram registrados em Aracaju, São Cristovão, Poço Redondo e Umbaúba.
* A matéria foi alterada às 09h48 do dia 16/01/2015
Por Verlane Estácio
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B