Ação vai acontecer em semáforos da capital (Foto: Arquivo Infonet) |
Aracaju participa no próximo sábado, dia 7, do Dia "D" de Combate a dengue e a chikungunya. A ação vai acontecer em todo o país.
A mobilização vai acontecer em três semáforos da cidade como o da rótula do bairro Jardins nas proximidades do Posto Sinhazinha, o da 13 de Julho próximo a Ponte do Rio Mar e no Cruzamento entre Avenida Coelho Campos e Avenida João Ribeiro (ponto do táxi lotação).
De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica do município, Raulinna Gomes, a ação que vai ocorrer das 8h às 12h, tem por objetivo mobilizar a população e levar informação sobre as doenças.
“Os agentes irão estar com faixas e fazendo a distribuição de panfletos com informações sobre a doença e as formas da doença porque essa é uma luta de todos. Os shoppings de Aracaju também vão disponibilizar das 10h às 18h, estandes com informações para a população. A nossa maior problemática ainda são as lavanderias porque são os criadouros da doença, já que a dona de casa ainda esquece de lavar as paredes do reservatório”, afirma
Durante a ação, os técnicos da Coordenadoria vão percorrer as casas do bairro, entregando folhetos com informações sobre a doença e as formas de combate, além de verificar possíveis criadouros e aplicar inseticida granulado. A meta é eliminar de vez o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue.
Dengue x chikungunya
O Aedes aegypt é o mosquito transmissor da dengue e o Aedes albopictus da febre chikungunya. Segundo Raulinna Gomes não é tão simples detectar se a pessoa está com a dengue ou a chikungunya, já que os sintomas são semelhantes. “Os sintomas da dengue são febre acompanhado de outros fatores a exemplo de diarreia, dores nos olhos, abdominais e dor musculares. Já o da chikungunya é uma febre muito alta com dor nas articulações”, diz.
Em caso de aparecimento de sintomas, a orientação é para que a pessoa procure uma unidade de saúde o mais rápido possível. “Como o quadro é semelhante, a gente orienta a pessoa começar uma hidratação oral e depois ir até uma unidade de saúde para avaliação de um profissional para que ele possa dar um encaminhamento adequado”, conta.
Por Aisla Vasconcelos
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B