Lacen Sergipe é referência para diagnóstico das DST”s

No Lacen são realizados exames para monitoramento (Foto: Arquivo Infonet)

Com equipamentos de última geração e profissionais capacitados, o Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen/SE) é considerado referência estadual para realização dos exames, de diagnóstico de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e de Hepatites Virais, além de exames de acompanhamento dos portadores das doenças.

No Laboratório Central são realizados os exames para monitoramento das Hepatites Virais e quantificação da carga viral do HIV de pacientes soropositivos.

A superintendente do Lacen, Danuza Duarte Costa, explica que o papel da unidade como referência do serviço é realizar os diagnósticos de alta complexidade. Ela acrescenta que o compromisso do Laboratório Central é com a resposta rápida e com a qualidade dos diagnósticos, por se tratar de um serviço para saúde pública no Estado.

“Para o diagnóstico e o acompanhamento das DST´s e Hepatites Virais temos profissionais capacitados e laboratórios com equipamentos de alta tecnologia, além disso, trabalhamos com metodologias específicas e em parceria com o Ministério da Saúde, pois o nosso objetivo é melhorar cada vez mais esses processos”, destaca a gestora.

De acordo com o gerente dos laboratórios de Imunologia e Biologia Molecular do Lacen, o farmacêutico bioquímico Cliomar Alves dos Santos, as amostras dos pacientes precisam ser encaminhadas pelas unidades de saúde.  “No caso do HIV, quando o paciente realiza o teste rápido em alguma unidade de saúde ou CTAs e o resultado é positivo, uma amostra é coletada e encaminhada ao Lacen para ser investigada. Caso seja comprovado que o paciente possui o vírus, todos os exames de acompanhamento passam a ser realizados no Lacen”, detalha.

Ele explica ainda, que no caso de Hepatites Virais, o paciente é encaminhado pelo médico da unidade de saúde em que estiver sendo assistido e no Lacen a amostra é colhida e analisada. Cliomar lembra que o diagnóstico correto das doenças é fundamental para a liberação do tratamento.

“Sem o acompanhamento dos resultados dos exames os pacientes estariam sem o tratamento, já que os medicamentos só podem ser liberados com a realização dos exames em um laboratório de referência, que no caso do Estado de Sergipe, é o Lacen”, conclui.

Serviço

Toda amostra de sangue que chega ao Lacen passa pelo fluxograma instituído pelo Ministério da Saúde. Uma sequência de exames e testes confirmatórios são realizados até que a instituição envie à unidade de saúde solicitante um resultado de amostra positiva para o HIV. O Lacen não entra em contato com pacientes para nova coleta de sangue. Mais informações através dos telefones (79) 3234-6000 e 6058.

Fonte: SES

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais