Coren divulga fiscalizações nas unidades de saúde

Presidente do Coren diz que trabalhos são feitos de mãos dadas com o MPE (Fotos: Portal Infonet)

A presidente do Conselho Regional de Enfermagem (Coren/SE), Maria Cláudia Tavares de Mattos reuniu a imprensa na manhã desta terça-feira, 28, para destacar a fiscalização feita em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Aracaju.

Nas mais de 250 fiscalizações, foram detectadas irregularidades como a inadequação de esterilização de materiais e falta de pessoal. Na ocasião, foi entregue aos promotores da Saúde, Antônio Fortes e da da Defesa do Consumidor, Euza Missano, relatórios com o resultado das vistorias.

“Fizemos 100% das fiscalizações nas unidades básicas de saúde em Aracaju. Foi um fato inédito e que vai dar um panorama para o Ministério Público e para desencadear nossas ações. Demos um prazo à Prefeitura de Aracaju, estamos aguardando uma audiência com o prefeito e entregando os relatórios ao Ministério Público Estadual, pois encontramos irregularidades de todas as ordens, principalmente no que tange à esterilização do material das unidades, totalmente inadequado; o quantitativo de profissional aquém do quantitativo da população de Aracaju que cresceu muito. O preconizado pelo Ministério da Saúde são 4 mil indivíduos por equipe de saúde da família e temos hoje sete mil”, lamenta Maria Cláudia.

Maria Cláudia: "Encontramos irregularidades de todas as ordens"

De acordo com ela, de posse dos relatórios, o Ministério Público vai fazer uma análise do material. “Essa análise poderá ser junto conosco ou em separado visando judicializar, o que reforça o nosso trabalho. Na verdade é um trabalho de mãos dadas entre as promotorias da Saúde e do Direito do Consumidor e o Conselho de Enfermagem”, completa.

MPE

O promotor Antonio Fortes destacou que o Coren é um parceiro imprescindível para o trabalho Ministério Público. “Dezenas de ações civis públicas foram ajuizadas com bases nos relatórios do Coren, assim como vários inquéritos civis públicos foram instalados. Esse relatório que recebemos hoje será analisado e com certeza trabalharemos em busca da resolução dos problemas”, entende.

Antônio Fortes: "Dezenas de ações ajuizadas com base em relatórios do Coren

Euza Missano: "Fiscalizações também nos hospitais privados"

Relatórios apontam diversas irregularidades

A promotora dos Direitos do Consumidor, Euza Missano acrescentou que o Coren tem feito uma série de fiscalizações nos hospitais públicos e está iniciando as fiscalizações nos hospitais privados. ”A partir de agora a parceria do Coren com a Promotoria do Consumidor será também para os hospitais privados porque os nossos consumidores estão pagando plano de assistência à saúde caro, com dificuldade e não estão recebendo a assistência devida e necessária. O Coren iniciou a fiscalização pelo Hospital Renascença e hoje teremos uma reunião, para receber o relatório e ver quais as providências”, enfatiza.

Por Aldaci de Souza

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais