Diabetes:pacientes estão com dificuldades de atendimento

Médica entrou de férias e segundo usuário não foi substituída (Foto: Arquivo Infonet)

Pacientes que possuem o diabetes tipo 1 estão com dificuldades de atendimento no Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar), já que a médica pediatra endocrinologista que faz o acompanhamento desses pacientes entrou de férias e segundo um paciente, não foi substituída.

Para piorar a situação, um usuário alega que a entrega da insulina somente pode ser feita com o laudo médico contendo a dosagem e quantidade para o paciente. Devido ao alto custo do medicamento, muitos pacientes estão sem receber a dosagem, o que pode acarretar em problemas de saúde.

Marcelo da Silva Pereira afirma que os pacientes estão sem receber a dosagem. “O atendimento é para o meu filho de seis anos. No mês passado, a médica pediatra endocrinologista entrou de férias, sendo que a cada três meses o paciente diabético tem que ir ao Cemar para fazer o acompanhamento e pegar o laudo médico autorizando receber a insulina, mas não colocaram outra no lugar e os pacientes estão tendo que voltar para casa sem atendimento”, informa.

Ele conta que nesta quinta-feira, 30, esteve na unidade de saúde, mas teve que retornar para casa sem o atendimento. “No começo desse mês disseram que logo alguém iria entrar no lugar da médica, mas hoje tive lá novamente e me agendaram para o dia 7 de agosto que é quando a médica retorna das férias, mas estamos prejudicados de lá para cá. Só esse mês estive lá quatro vezes. Quem precisa desse acompanhamento está desesperado porque uma caneta para medir a glicemia custa R$ 100 reais”, lamenta,

SMS

A equipe do Portal Infonet entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) que enviou uma nota ao Portal. "A Assessoria de Comunicação entrou em contato com a coordenadora do Cemar Siqueira Campos, Adriana Franco, que informou que a médica citada, realmente estava de férias, mas que os pacientes estavam sendo encaminhados para outra especialista do mesmo Setor de Endocrinologia. A coordenadora informou que a referida médica retorna às suas funções nesta sexta-feira, 31, e que já foi feito contato com o paciente e viabilizado para que o mesmo compareça nesta sexta ao Setor de Endocrinologia para que tudo seja regularizado.

Na especialidade procurada pelo paciente, em relação à alegação de que dois endocrinologistas estavam de férias no mesmo período, a coordenadora do Cemar Siqueira Campos esclarece que são servidores de setores distintos: um atende no Centro de Especialidades Médicas da Criança e do Adolescente- Cemca, que funciona dentro do Cemar Siqueira Campos. E a outra atende no próprio Setor de Endocrinologia do Cemar Siqueira Campos.

Qualquer tipo de reclamação, os usuários do SUS podem registrar através da Ouvidoria da Saúde, seja pessoalmente, vindo até a sede da SMS, na rua Sergipe, 1310, bairro Siqueira Campos, através dos telefones 156 ou (079) 3179-1080, ou ainda através do email saude.ouvidoria@aracaju.se.gov.br".

Por Aisla Vasconcelos

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais