Almeida vai à Alese e presta contas no 1º quadrimestre

Almeida Lima falou na Sala das Comissões 

O grande expediente da Assembleia Legislativa da sessão desta quarta-feira, 30, aconteceu na Sala das Comissões, onde os deputados que compõem a Comissão de Saúde, Higiene e Assistência Social, receberam o secretário de Estado da Saúde, Almeida Lima, que ali foi para prestar contas das ações da pasta no primeiro quadrimestre deste ano.  Com isso, o secretário cumpre uma determinação constitucional e exalta a transparência nas ações da Saúde.

A presidente da comissão, deputada Sílvia Fontes, abriu a sessão parabenizando Almeida Lima pelo contrato firmado com a Clinradi há cerca de 15 dias, para o tratamento no Estado de pacientes com câncer. Ao iniciar a prestação de contas, o secretário falou sobre valores. “O orçamento da Saúde para este ano é de R$ 1.039.914,754. No primeiro quadrimestre, tivemos uma despesa liquidada de R$ 240.996.167,00”, informou ele, acrescentando que um relatório com todas as informações havia sido protocolado na Casa para a disposição dos parlamentares.

Almeida seguiu falando sobre as condições em que recebeu as unidades da Secretaria de Estado da Saúde no que diz respeito a instalações físicas, equipamentos e frota. “Tudo muito precário ou obsoleto, que exigiu de nós medidas imediatas para evitar a desassistência aos nossos usuários”, atestou o secretário, que não utilizou qualquer recurso tecnológico em sua explanação, o que para os presentes demonstrou muita segura sobre aquilo que falava e conhecimento da rede de Saúde.

FHS

A situação da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) foi mencionada pelo secretário como um fato relevante que poderia mudar a fisionomia da Saúde de Sergipe. “Assumi a Secretaria de Saúde no final de janeiro e já nos deparamos com a necessidade de cumprir o acordo judicial firmado na 4ª Vara Cívil, decorrente de uma ação do Ministério Público, que estendia por mais um ano o contrato entre o governo do Estado e a Fundação Hospitalar de Saúde. Adotamos medidas para reduzir o impacto e a tensão, bem como viabilizar a gestão, a exemplo de assinar portarias conjuntas com as Secretarias da Fazenda e de Planejamento para a alteração das dotações orçamentárias”, salientou o secretário, explicando que as despesas passaram a ser geridas pela administração direta.

Oncologia

Mesmo admitindo que a Saúde ainda precisa melhorar, Almeida Lima falou dos avanços na Oncologia, como o contrato com a Clinradi, quer vai permitir o tratamento de radioterapia do Estado para pacientes com câncer; a reativação de três tomógrafos que estavam sem uso no Huse e a compra de mais três para Aracaju, Itabaiana e Estância; o conserto do acelerador linear do Hospital de Urgência que estava quebrado, viabilizando a realização da ressonância magnética, e a compra de um novo aparelho que deverá estar chegando a Sergipe em 15 dias; o conserto do aparelho de braquiterapia, para tratamento de radioterapia no combate ao câncer de útero; e outras iniciativas bem sucedidas.

O secretário falou sobre a s obras da Maternidade Hildete Falcão, que até o final do ano deve estar pronta para ser devolvida à população pelo governador Jackson Barreto; sobre o Centro Administrativo da Saúde, que está sendo implantado na avenida Rio de Janeiro e sobre o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), sua frota, recuperação de ambulâncias, motolâncias e compra de novas viaturas.

Repercussão

Todos os deputados presentes à sessão da Comissão de Saúde manifestaram-se após a fala de Almeida Lima, com questionamentos relacionados à saúde em geral e a situações específicas de seus municípios, mas também demonstrando confiança na atual gestão e satisfação com os primeiros resultados concretos realizados por Almeida Lima.

“Como representante do povo tenho que aplaudir o gestor que trabalha para esse povo e, por isso, aplaudo o secretário Almeida Lima, porque ele tem demonstrado empenho em resolver os problemas da Saúde de Sergipe. Torço para que ele cumpra todas as suas propostas porque quem ganha é a população”, declarou a deputada Maria Mendonça.

A presidente da Comissão de Saúde, Higiene e Assistência Social, Sílvia Fontes, também elogiou os resultados conquistados na gestão de Almeida Lima. “Tenho muito respeito e admiração pelo trabalho do senhor. Acompanho sua trajetória, o senhor foi um grande prefeito de Aracaju e o vejo como um grande gestor”, enfatizou a parlamentar.

O deputado Luciano Pimentel destacou o perfil de Almeida Lima. “O senhor tem um traço de personalidade que muito me agrada, que é o de um homem que enfrenta os problemas, que não foge dos desafios. Acredito que a Saúde está em mãos capazes de realizar muito em favor do povo sergipano”, apostou o parlamentar.

Os resultados do primeiro quadrimestre de gestão, sob o comando de Almeida Lima, não foram refutados por nenhum dos deputados. Nem de situação nem de oposição.

Fonte e foto: SES

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais