Saúde promoverá ações pelo Dia Mundial de Combate ao AVC

É de extrema importância estar atento aos sinais e sintomas (Foto: ascom SMS)

No próximo domingo, 29, é comemorado o Dia Mundial de Combate ao Acidente Vascular Cerebral (AVC). Para marcar a data, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através do Programa da Saúde do Adulto/Idoso, realizou uma ação na manhã desta quarta-feira, 25, em sua própria sede administrativa, localizada no bairro Coroa do Meio. O objetivo da mobilização foi o de conscientizar os servidores sobre as formas de prevenção da doença cerebral, que é uma das que mais matam e incapacitam no mundo.

Em parceria com os residentes da  Universidade Federal de Sergipe (UFS), foram realizadas avaliações para calcular o percentual de risco de AVC de cada pessoa que participou da atividade, além da exibição de vídeos e distribuição de panfletos educativos. Para a coordenadora do Programa Saúde do Adulto/Idoso, Patrícia Ribeiro Rocha, é preciso causar impacto na população, já que essa é uma doença que acomete 17 milhões de pessoas e mata 6,5 milhões por ano. “Nossa intenção aqui é trabalhar com foco na prevenção, mostrar como as pessoas podem prevenir a doença, através de uma simples mudança de estilo de vida, melhorando a alimentação, realizando atividades físicas regulares e fazendo o controle da pressão arterial”, explicou.

De acordo com a residente da UFS, Mariele Rosário, 26, é de extrema importância estar atento aos sinais e sintomas do AVC, como boca torta, perda de força, dificuldade na fala e dor de cabeça súbita e intensa sem causa aparente. “Cada minuto poderá fazer diferença lá na frente, na hora da recuperação. Tempo perdido é cérebro perdido. Quanto mais rápido os sintomas forem identificados e a pessoa encaminhada ao hospital, menores serão as sequelas”, enfatizou.

Mais ações

As atividades alusivas ao Dia Mundial de Combate ao Acidente Vascular Cerebral (AVC) já vinham sendo realizadas nas Unidades de Saúde da Família (USF) de Aracaju, sempre com o auxílio dos residentes da UFS. Na manhã da próxima segunda-feira, 30, a ação vai acontecer na USF Augusto Franco, com os profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), e com a presença de 60 idosos que fazem parte do grupo “Conte Conosco”. Na tarde do mesmo dia, avaliações serão feitas no Centro de Especialidades Médicas (Cemar), no Siqueira Campos. O encerramento das comemorações acontecerá na quarta-feira, 1º de novembro, a partir das 15h, no polo do Programa Academia da Cidade, localizado no Bairro Industrial.

Fonte: PMA

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais