Filantrópicos: MPE pede bloqueio de contas da PMA

Promotoria de Saúde pede bloqueio de contas da PMA e responsabilização dos gestores (Fotos: Portal Infonet)

Edyleno Sodré diz que impasse gera "prejuízos irreparáveis"

Promotor Alex Maia contesta afirmação da PMA  de que existem créditos com o Cirurgia

O Ministério Público Estadual (MPE) continua exigindo que a Prefeitura de Aracaju (PMA) pague os débitos com os hospitais filantrópicos, em especial o Hospital de Cirurgia, que está com a maioria dos seus serviços suspensos há 19 dias, por conta de uma dívida acumulada de R$7,5 milhões, não paga pela administração municipal.

Em entrevista coletiva concedida nesta segunda-feira, 20, membros da Promotoria de Saúde endossaram o argumento do Hospital, e dando continuidade a uma ação civil pública originada em 2013, protocolou na 18º Vara Cível, pedidos de bloqueio de contas da administração e de responsabilização individual, administrativa e criminal dos gestores.

O promotor auxiliar da Promotoria de Saúde do MPE, Edyleno Sodré, justifica a enérgica medida. “Há um contrato que não é cumprido, que gera prejuízos irreparáveis. A petição está pronta, pedimos o bloqueio, não nos resta outra alternativa para que vidas não se percam de forma tão drástica”, comentou.

A secretária municipal de Saúde, Waneska Barboza, negou na última sexta-feira, 17, as dívidas com o Hospital Cirurgia e que, inclusive, a PMA possui créditos, no valor de R$4 milhões, referentes a um adiantamento de dívidas pactuado em 2015. O promotor Alex Maia questionou a alegação. “Esse crédito não foi comprovado nem no processo judicial e nem fora dele. Isso acarreta em demissões em massa, paralisações de serviços essenciais, e que desafogam o Hospital de Urgência. Vamos exigir que o acordo celebrado seja cumprido”.

A assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracaju informou que ainda não foi informada oficialmente sobre o caso. Procuramos a assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), mas não tivemos nossas ligações atendidas. Estamos à disposição pelos telefones 2106-8000 e também através do e-mail jornalismo@infonet.com.br.

Por Victor Siqueira

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais