Teatro Atheneu comemora 54 anos com “Leitura Dramática”

Teatro Atheneu: 54 anos de história
Em comemoração aos 54 anos de aniversário do Teatro Atheneu, será lançado às 19h desta quarta-feira, 26, o projeto “Leitura Dramática”. A iniciativa tem por objetivo a valorização do texto escrito, o que contribuirá para que o público também tenha acesso ao perfil do autor, estimulando o interesse pela leitura de peças teatrais, independente do estilo ou nacionalidade.

O projeto, que é bimestral, conta com a participação de diferentes grupos sergipanos de teatro. Para o seu lançamento foi escolhido o texto “Os Maguinus” de Hunald de Alencar, direção de Cícero Alberto e interpretação do Grupo Imagem. O elenco é composto pelos atores: Rosana Costa, Rose Ribeiro, Ricardo Montalvão, Leandro Santolli e Nigroh Horgin.

Sob a coordenação de Valéria Abreu, diretora do Teatro Atheneu,  o projeto será realizado pela Secretaria de Estado da Cultura e presta homenagens ao ator e diretor César Macieira. Para essa e outras comemorações alusivas ao aniversário do teatro a entrada será gratuita. 

Histórico do Teatro Arnaldo Garcez 

No dia 28 de março de 1954, o governador Arnaldo Rollemberg Garcez, inaugurou o auditório do Colégio Estadual Atheneu Sergipense, apresentando o Corpo de Ballet do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, com o espetáculo “Ballet Society”. Este mesmo espaço foi palco de peças teatrais como: “O Avarento” de Moliére, encenada por Procópio Ferreira e “Piaf”, com Bibi Ferreira.

A construção do Atheneu influenciou a criação de novos grupos teatrais no Estado, como Amadores de Sergipe, Estudantes de Sergipe e Sociedade de Cultura Artística, entre outros. Destacando-se como centro mais importante da intelectualidade e da cultura sergipana, reunindo o que existia de mais expressivo na vida cultural.

Na década de 80, o teatro Atheneu enfrentou dificuldades e fechou suas portas, foi reinaugurado em 1984, com o espetáculo “o Beijo no Asfalto”. Após a grande reforma de 1984, aconteceram outras como a de 1990, onde foram adquiridos novos refletores e equipamentos para iluminação cênica. Depois em 1991, quando teve Baden Powell no show de reinauguração; e em 1992, quando suas poltronas foram substituídas, e foi apresentado a peça “Quadrante” estrelado por Paulo Autran.

A partir de então o Atheneu exibiu peças teatrais, grupos de corais, shows, dentre outros eventos de projeção nacional e internacional, os quais recordamos: ” A Bofetada”, “Corra que papai vem aí”, “Cia Cisne Negro”, ” Coral da Áustria”, “Orquestra Petrobrás Pró-Música”, “Luiz Melodia”, “João Bosco” e muitos outros.

Conhecido como Teatro Atheneu, essa renomada casa de espetáculos, tem na verdade, no seu registro oficial o nome de Teatro Atheneu Governador Arnaldo Rolemberg Garcez.

Fonte: ASN

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais