Governo recebe proposta para produção de novo filme em Sergipe

Fotos: Márcio Dantas / ASN
O governador Marcelo Déda recebeu no início da noite desta segunda-feira, 15, a visita do cineasta Hermano Pena, que foi o diretor do premiado filme “Sargento Getulio”, que retrata aspectos da cultura e da história política sergipana, além de contar com atores sergipanos em seu elenco. Hermano trouxe a proposta para rodar um novo filme que busca retratar aspectos do cangaço e contará, segundo o projeto, com 90% de suas filmagens em Sergipe.

“É com alegria que o Governo do Estado recebe a visita do cineasta Hermano Pena propondo uma nova produção em Sergipe. Ele me apresentou um esboço do projeto e o Governo está interessado em ajudar na realização desse filme que tem por tema a influência histórica do cangaço em nosso estado, especialmente, no sertão sergipano”, afirmou o governador Marcelo Déda. Segundo ele, este é um projeto interessante do ponto de vista artístico, além de se incorporar aos objetivos de divulgar a cultura sergipana e o estado no Brasil e no exterior.

O projeto, ainda segundo Déda, foi despachado para a Secretaria de Estado da Cultura, com o início das providências correlatas a partir desse primeiro contato. “A partir de agora, a Secretaria da Cultura vai examinar com o nosso Fundo de Patrocínio a possibilidade do Estado de Sergipe se associar a essa produção, que seria filmada 90% em território sergipano, além de promover oficinas para preparação e qualificação de técnicos”, explicou.

Legenda
Pólo cinematográfico


Segundo o governador, Sergipe começou a chamar a atenção da indústria cinematográfica brasileira a partir de diversas produções que promoveram benefícios e inovações no cenário artístico e na formação de técnicos para o mercado. “Ano passado, nós tivemos uma produção estreando eu foi realizada em solo sergipano, o filme “Orquestra dos Meninos”, dirigido pelo cineasta Paulo Thiago, além de sediarmos também a conclusão das filmagens da obra sobre a vida de Arthur Bispo do Rosário, “O Senhor do Labirinto”, que está em fase de pós-produção no Rio de Janeiro. Agora há essa possibilidade de termos mais um filme rodado em Sergipe com temática sergipana e contando a nossa história”, destacou Déda.

Essa é, de acordo com o governador, mais uma oportunidade para divulgar o estado e fortalecer Sergipe como destino de produções cinematográficas, abrindo oportunidades para formação e qualificação de mão-de-obra especializada no cinema. “Embora seja o primeiro contato, iremos examinar todas as propostas que foram colocadas, sabemos que Hermano Pena é um cineasta premiado e respeitado, cuja assinatura num filme é sinal de uma obra de qualidade”, ponderou.

Expectativa

O cineasta Hermano Pena declarou ter uma história de ligação com Sergipe e acredita que o projeto contribuirá para divulgar aspectos valorosos e peculiares da história do estado. “A minha história com Sergipe é de sucesso devido aos trabalhos que fiz aqui. Tenho uma ligação profunda com Sergipe e vim trazer uma proposta para angariar o apoio do Estado para essa nova produção”, relatou Pena. “De acordo com o que o governador tem demonstrado em relação à cultura no estado, o projeto foi bem recebido e será criteriosamente estudado e minha expectativa é positiva”, completou o cineasta.

Segundo ele, o projeto já está em grande parte desenvolvido e financiado e conta com apoio de empresas como a Petrobras, a Companhia de Saneamento do Estado de São Paulo (Sabesp), o banco Nossa Caixa e a própria Prefeitura de São Paulo. “O projeto está bem encaminhado e estamos chegando ao Estado de Sergipe para apresentar a idéia. Minha intenção é que não só o Governo, mais os intelectuais, os artistas e a sociedade sergipana conheçam e se aproximem dessa iniciativa”, revelou Pena.  

Fonte: ASN

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais