NPD Orlando Vieira recebe Hermano Pena

Cineasta será recebido para falar de suas produções / Foto: Arquivo Portal Infonet
O Núcleo de Produção Digital (NPD) Orlando Vieira, mantido através de uma parceria entre o Ministério da Cultura e a Prefeitura de Aracaju, vai exibir nesta quinta-feira, 4, o filme ‘Olho de Boi”, produção mais recente do diretor Hermano Penna. Após a exibição, que tem início às 17h30 na sede do núcleo, haverá debate com a participação do cineasta.

O evento é gratuito e aberto à participação de estudantes, professores, realizadores do audiovisual e demais interessados. O NPD fica na rua Lagarto, número 2161, bairro São José. Para mais informações, o telefone é (0xx79) 3211-1505.

O próximo filme de Hermano Penna, ‘Os ventos que virão”, será rodado em Sergipe, na cidade de Poço Redondo. Esta não é a primeira vez que o estado é cenário para filmes dirigidos por ele. Seu primeiro longa-metragem, ‘Sargento Getúlio”, teve partes filmadas em Sergipe, e consagrou o diretor com prêmios nacionais e internacionais, incluindo o de melhor ator coadjuvante para o sergipano Orlando Vieira.

Hermano Penna

Cearense, nascido em 1945, passou a juventude na Bahia. Em meados dos anos 60, mudou-se para Brasília e, em seguida, para São Paulo, onde começou a trabalhar como assistente de direção em ‘O profeta da fome” (1969), de Maurice Capovilla, e como assistente de câmera em ‘Gamal, o delírio do sexo” (1970), de João Batista de Andrade.

Entre a metade dos anos 70 e o início dos 80, dirigiu documentários para o Globo Repórter. Com seu primeiro longa-metragem, ‘Sargento Getúlio” (1983), Hermano Penna foi premiado como melhor diretor no Festival de Locarno, Suiça. A produção também recebeu o prêmio de melhor filme no Festival de Gramado.

Seu segundo longa, ‘Fronteira das almas” (1987), inspirado no romance de João Ubaldo Ribeiro, recebeu os prêmios de melhor filme e melhor direção pelo júri oficial no III Rio Cine Festival.

Em 2000 dirigiu seu terceiro longa-metragem, ‘Mário”. Em 2007, finalizou ‘Olho de boi”, que recebeu o prêmio de melhor ator para Gustavo Machado, e melhor roteiro para Marcos Cesana, no Festival de Gramado. Em janeiro de 2008, Olho de boi foi exibido na mostra Cine Latino do festival de Palm Springs, nos EUA.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais