São Cristóvão realiza Procissão do Fogaréu

Aconteceu nesta quinta-feira, 01, na quarta cidade mais antiga do país, uma das mais belas tradições seculares existentes em nosso estado, a Procissão do Fogaréu. O ritual sacro pagão atrai anualmente centenas de visitantes e devotos que vêem no ato uma forma de pedir perdão e repensar sobre a vida e tudo que o filho de Deus fez por nós.

Para relembrar o que foi vivido por Cristo, homens mascarados, vestidos com túnicas de cor branca carregaram em suas mãos tochas de fogo e saem pelas ruas escuras do centro histórico de São Cristóvão encenando a perseguição a Jesus Cristo.

Cerca de 250 homens participaram da procissão, que dura aproximadamente 90 minutos. Durante o percurso haverá também encenação de cinco principais acontecimentos, a entrada de Jesus Cristo na cidade de Jerusalém, oração no Horto das Oliveiras, a última ceia, prisão e a ressurreição de Cristo, realizada pelo grupo G12. A procissão sai da Praça São Francisco, sede do município, às 21h.

Histórico

A Procissão do Fogaréu é um evento cultural-religioso, que já faz parte do calendário cultural de Sergipe. Sua finalidade é levar ao povo os atos acontecidos com Jesus Cristo, na quinta-feira santa, sempre a céu aberto.

Suspenso em 1963 pelo vigário Frei Fernandes por falta de conscientização e participação efetiva dos homens a procissão só retornou 15 anos depois sob coordenação de Daniel Lima, o qual está à frente do evento até hoje.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais