Igreja tombada em Carmópolis será restaurada

Igreja já havia sido inspecionada em abril deste ano pela SUBPAC (Fotos: Noel Lino/Ascom Casa Civil)

A equipe técnica da Subsecretaria de Patrimônio Histórico Cultural (SUBPAC) voltou nessa quinta-feira, 2, à Igreja Nossa Senhora Sant’Anna do Massacará, monumento tombado pelo Governo do Estado em Carmópolis, para uma nova visita à igreja secular e entregar relatório de vistoria à prefeita Esmeralda Mara Silva Cruz (PT). A intenção é formalizar parceria com a prefeitura para realização de obras de reforma física e de restauração do imóvel.

A inspeção foi realizada em abril deste ano pela coordenadoria de Preservação da SUBPAC, subsecretaria vinculada à Casa Civil. No relatório, a equipe técnica recomendou elaboração de projetos de restauração física, elétrica, imunização contra pragas e dos bens móveis e elementos artísticos.

Segundo a coordenadora de preservação, Ana Sobral, o imóvel é um dos mais expressivos da arquitetura religiosa do século XIX com grande valor histórico e que preserva suas características inalteradas. Embora em condições precárias, a igreja ainda serve à comunidade e guarda restos mortais de várias personalidades públicas ilustres, como ex-governador Leandro Maciel e familiares.

Prédio foi tombado em 1994 e ainda continua recebendo peregrinos

A edificação religiosa do século XIX fica no povoado Aguada, próximo à sede da cidade, em propriedade particular. Foi tombada pelo governo do Estado em setembro de 1994 e mantém a tradição de receber peregrinos e devotos de Carmópolis e de municípios vizinhos.

Inspeções frequentes

O secretário de Estado da Casa Civil, Jorge Alberto, ressaltou que a SUBPAC vem realizando diversas inspeções em bens tombados pelo governo estadual para assegurar a preservação desses imóveis. “A memória histórica e cultural de Sergipe é preservada no Governo Marcelo Déda”, enfatizou.

Essa mensagem foi levada pelo subsecretário de Patrimônio Histórico Cultural Cultural, Luiz Alberto, à prefeita de Carmópolis. “Em conversa com o secretário Jorge Alberto, ele nos autorizou a buscar as prefeituras de cidades com bens tombados para encontrar formas de preservação e proteção, bem como, tornar esses locais, pontos de visitação turística e de estudantes”, disse Luíz Alberto Santos, ao entregar relatório de inspeção à prefeita Esmeralda.

Legislação

Ele lembrou da legislação estadual que trata do patrimônio artístico cultural e que estabelece normas a sanções para proprietários e gestores que descuidarem de bens tombados. A SUBPAC vem visitando municípios que têm edificações registradas em livro de tombo para fazer o alerta e buscar mecanismos de proteção de forma conjunta.

Ainda durante o encontro o subsecretário informou à chefe do Executivo de Carmópolis que a SUBPAC pode, por meio da Secretaria de Estado de Infra-Estrutura e da Cehop, fazer os projetos de restauração, bem como proceder o acompanhamento e fiscalização de toda a obra. Outras formas de parcerias serão analisadas após a conclusão dos projetos.

Expectativas

Esmeralda ouviu as orientações e sugestões passadas pela equipe da SUBPAC e disse estar disposta a fazer o que for necessário e possível para restaurar a igreja. “É muito importante ter essa igreja reformada para atrair visitantes a Carmópolis”, disse. O secretário da cultura de Carmópolis, Alexandre Magalhães, acrescentou que o município já vem buscando informações de como proceder para restaurar o imóvel.

Logo após a visita à prefeita, o subsecretário, a coordenadora de restauração e a diretora de coordenadorias da SUBPAC, Sandra Sena, seguiram em direção à Igreja Nossa Senhora Sant’Anna para uma mais uma visita in loco. O secretário municipal de Cultura também acompanhou a visita.

Fonte: Casa Civil

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais