Começou hoje programação da Semana do Folclore em Laranjeiras

Teve início na manhã de hoje, (18), em Laranjeiras, a programação alusiva ao Dia Internacional do Folclore, que será comemorado na próxima segunda-feira, (22). Nesta manhã, se apresentaram dois grupos folclóricos; São Gonçalo Mirim e Reisado Bom Jesus dos Navegantes, do povoado Pedra Branca. Nesta tarde, se apresentam o Reisado Flor do Amor e a Taieira. A festa que reúne tradições, lendas, crenças, canções e costumes, prossegue até segunda-feira na Capital da Cultura Popular.

Pela manhã, os dois grupos fizeram um cortejo pelas principais ruas de Laranjeiras e em seguida promoveram uma apresentação na sede da Prefeitura e no Bureaux de Informações Turísticas. “A visita dos grupos à sede da prefeitura já é uma tradição. Me encanto com as apresentações dos grupos folclóricos e faço questão de assisti-los. Enquanto gestora não poderia deixar, jamais, de valorizar a cultura popular do meu município e da minha gente”, destacou emocionada a prefeita Ione Sobral. 

O Dia Internacional do Folclore não poderia deixar de ser lembrado em Laranjeiras. De acordo com o secretário municipal de Cultura, Irineu Fontes, o município possui o maior número de grupos folclóricos atuantes no País. Por este motivo, o poder público investe maciçamente nesta tradição.

“Como todo Sergipe sabe, Laranjeiras é o berço da cultura sergipana e é justamente por isso que a atual administração vem investindo na cultura popular. A prefeita Ione Sobral vem transformando a cidade em um pólo turístico através da exposição das riquezas culturais e do patrimônio religioso existente. Dessa forma, quem ganha é a população”, relatou Irineu Fontes.

O secretário destacou ainda que Laranjeiras será esta semana o ponto de encontro dos sergipanos que tiverem interesse em conhecer e se aprofundar nesta vertente da cultura. “Aqui teremos discussões a respeito dos avanços no que diz respeito aos investimentos realizados, as políticas a serem desenvolvidas nos próximos anos, troca de experiências com gestores e intelectuais do município e convidados, ou seja, quem visitar Laranjeiras nestes quatro dias terá a oportunidade de conferir a apresentação dos 23 grupos folclóricos atuantes que existem aqui. Quero lembrar também que esta riqueza não é encontrada em nenhum outro município brasileiro”, frisou Irineu Fontes.

Confira a programação da Semana do Folclore em Laranjeiras:

Dia 18 de Agosto (ruas da cidade)
14h30min – Reisado Flor do Amor
16h – Taieira

Dia 19 de Agosto (ruas da cidade)
9h – Guerreiro Nova Geração
10h30min – Reisado Mirim Menino Jesus
14h30min – Guerreiro Bom Jesus
16h – Reisado Sagrado Coração de Jesus

Dia 20 de Agosto (Centro de Cultura e Arte J.Inácio – Aracaju)
9h – Abertura da Exposição “Laranjeiras, Capital da Cultura Popular
10h – Reisado Mirim do Balde
15h – Samba de Coco da Mussuca
19h – Samba de Pareia da Mussuca

Dia 21 de Agosto (ruas da cidade)
15h30min – Cortejo Folclórico
18h30min – Show 60 anos de Forró. Luiz Paulo canta Luiz Gonzaga

Dia 22 de Agosto (Dia do Folclore)
9h30min – Mesa-redonda ‘Folclore, Tradição e Modernidade’. Palestrante: Luiz Antônio Barreto, mestre Zé Rolinha, da Chegança (representante do Nordeste no Fórum Nacional de Culturas Populares) e mestre Bárbara Cristina (Taieira).
12h – Lançamento do Edital Mestre dos Mestres 2011, no Hotel Fazenda Boa Luz.

Fonte e foto: Ascom prefeitura

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais