Segunda edição do Caju na Rua será lançada nesta terça

População irá conhecer as cores dos novos cajus (Foto: Ascom/Emsurb)

Desde a sua primeira edição, em 2011, o projeto Caju na Rua vem encantando os cidadãos que transitam e passeiam pela capital com 11 obras espalhadas por diversos pontos da cidade. Para esta 2ª edição, mais dez cajus estarão ampliando o acesso da população aracajuana à arte nos mais diversos bairros. Os artistas plásticos irão imprimir seu estilo, dando cores, imagens e vida a um dos símbolos da capital sergipana, o caju.

O lançamento da exposição acontecerá nesta terça-feira, 11 de setembro, na Praça da Juventude, no conjunto Augusto Franco, a partir das 9h. Após o lançamento oficial, a marinete do forró levará os populares presentes até a Rodovia José Sarney para conhecerem outros três cajus instalados perto dos quiosques da praia de Aruana. Os outros pontos que receberão os cajus são: Orla Pôr do Sol e Rótula do Mosqueiro, na Zona Sul; Teatro Tobias Barreto, no DIA; Praça da Liberdade, no Bairro América; Praça Vereador Osvaldo Mendonça, no bairro Bugio, e Praça Ulisses Guimarães, no bairro Santos Dumont.

Cada artista pode enviar até dois trabalhos para avaliação, sendo que apenas uma das artes foi selecionada, tendo como critério o conjunto da qualidade e criatividade da obra em conformidade com o regulamento. A criação foi de livre escolha do artista, estando este ciente que não seriam permitidos trabalhos com temas religiosos, políticos, com alusão a times de futebol ou de natureza sexual. Foram vetados trabalhos que apresentassem qualquer tipo de propaganda ou logotipo de empresas.

Caju de Fabião, edição 2011 (Foto: Ascom/Gafaio)

Pensado e concretizado no conceito de intervenção urbana pelo artista plástico Fábio Sampaio, o Caju na Rua oferece à população sergipana o contato direto com o resultado de um processo artístico, dentro do seu cotidiano, nas ruas, avenidas, praças e pontos turísticos de Aracaju. Os cajus estão instalados em diversas áreas da cidade, priorizando aquelas que têm importância histórica e lugares de grande circulação de pessoas.

Embora o projeto esteja direcionado principalmente à questão artística, o fator social também foi expresso através da pintura. "Há um caju, por exemplo, com o conceito de mobilidade urbana, tema que há alguns anos está em pauta na cidade. O caju serve de suporte para que os artistas mostrem suas ideias", ressalta o idealizador e coordenador do Caju na Rua, Fábio Sampaio.

Trabalhos selecionados

A seleção dos trabalhos foi realizada por uma comissão formada pela presidência da Emsurb; Ana Carolina Westrup, diretora da Agência Voz; Antônio da Cruz, artista plástico; André Teixeira, jornalista; Marcus Ribeiro, representante da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Funcaju); e Fábio Sampaio, idealizador do projeto.

Os artistas selecionados para a edição 2012 foram: André Moreira, Claudia Oliveira de Jesus, Duardo Costa de Oliveira, Gabriela Caroline Etinger Gomes, Jacira Moura Ribeiro, José Carlos Conrado da Silva, José Luiz Cerqueira, Laís Alves de Oliveira Lima, Luciano Moura Feitosa e Marcel Silva Dias.

Os cajus da edição de 2011 continuam expostos ao público e foram pintados pelos artistas: Alan Adi, Ana Denise, Cruz, Edidelson, Elias Santos, Fabião, Fábio Sampaio, Hortência Barreto, João Valdênio, José Fernandes e Madureira.

Fonte: AAN

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais