Rodada de negócios promete fomentar mercado audiovisual

Rodada de negócios prometer fomentar mercado audiovisual (Foto: Divulgação)

A 1ª Rodada de Negócios de Conteúdos Audiovisuais e Multiplataforma do Nordeste, que será realizada durante Festival Iberoamericano de Cinema de Sergipe (Curta-SE) Curta-SE, dia 21 de setembro, no Sebrae, pretende fomentar a economia do setor audiovisual sergipano. O evento que já tem presenças confirmadas do GNT, Canal Brasil e Porta Curtas contemplará players (compradores interessados), distribuidoras e produtores. Uma das grandes novidades da rodada, é que os interessados em participar também terão acesso ao Curso de Documentário Criativo e Curso Preparatório Formatação e Desenvolvimento de Projetos para TV, ambos necessários para a comercialização dos produtos durante a rodada.

A diretora executiva da Casa Curta-se, Rosângela Rocha, explica como surgiu a ideia. “Desde a promulgação da lei da 12.48/2011, a chamada Lei da TV Paga, criou-se uma demanda para o conteúdo do nordeste. Através do fundo setorial, estão sendo destinados R$ 400 milhões para o audiovisual brasileiro, sendo que deste valor, 30% são reservados para as regiões norte, nordeste e centro-oeste. Participamos do Rio Content Marketing, onde já tem um cenário de mercado e rodadas de negócios para o conteúdo audiovisual e multiplataforma, daí então nos associamos a associação brasileira de produtoras independentes (ABPITV) e lá pudemos observar  o processo da rodada. Foi então que pensamos em trazer o evento para o nosso estado”, conta.

Realizado pela Casa Curta-se em parceria com o Sebrae, a rodada pretende estimular o comércio da produção independente nacional. “Queremos nos aproximar desta economia, pois os produtores locais estavam acostumados a produzir e somente exibir na TV Pública ou em festivais e o conteúdo não andava muito. A intenção é dar um corpo de medo e fazer com que esse processo de formação, produção e difusão chegue a comercialização, demanda já existente no mercado”, comenta Rosângela Rocha.

Diretora-executiva da Casa Curta-SE, Rosângela Rocha (Foto: Portal Infonet)

Benefícios

Com a promulgação da lei da TV Paga, canais fechados devem reservar três horas três horas e meia do seu horário nobre semanalmente para a veiculação de produções brasileiras, sendo que metade desse tempo será ocupado por conteúdos de produtoras independentes.

Novidade desta edição, são os cursos Formatação e Desenvolvimento de Projetos para TV, com Letícia Friedrich, realizado nos dias 30, 31 de agosto e 1º de setembro,  e o preparatório em Documentário Criativo, com Gualberto Ferrari, que será entre os dias 10 e 15 de setembro.

“O objetivo é que a gente possa se inteira deste mercado e comece a compreender formata nossos conteúdos. Com os cursos, o produtor chegará à rodada com seu produto definido e ciente da demanda das empresas e como seu produto se adequará a elas. O potencial sergipano não é aproveitado e pretendemos despertar no realizador esta forma profissional de lidar com seu conteúdo”, destaca Rosângela.

Tema

Este ano, o festival tem como eixo, o tema ‘Diálogos para o Desenvolvimento Sustentável’. Para atrair ainda mais o público, o site está disponibilizando a promoção ‘O futuro que queremos’. Os melhores curtas de bolso com a temática da sustentabilidade poderão serão selecionados para uma mostra especial.

“Vimos a urgência da necessidade da mudarmos os nossos hábitos de consumo. Percebemos através dos discursos e das ações propostas, uma alteração de mudança de visibilidade enquanto riqueza, pois enquanto muitos pensam na economia pelo Produto Interno Bruto (PIB), outros propõe o FIB, ou seja, felicidade interna bruta. No Rio +20, as pessoas entendem que a felicidade está refletida no patrimônio ambiental e cultural e na defesa deste patrimônio, pois nele tem a nossa identiidade, diversidade”, conta.

Por Verlane Estácio e Raquel Almeida

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais