![]() |
(Foto: Assessoria de Imprensa) |
Na noite do último sábado, 22, ocorreu a cerimônia de premiação do Festival Iberoamericano de Cinema de Sergipe (Curta-SE), no Teatro Atheneu, onde o público e júri escolheram as obras favoritas. Comandada mais uma vez pelo ator Flávio Bauraqui, a cerimônia foi antecedida pelo espetáculo teatral ‘A Farsa dos Opostos’, do Grupo Imbuaça de teatro de rua.
Dentre os longas-metragens, o pernambucano ‘Febre do Rato’, de Cláudio Assis, saiu-se como o grande vencedor da noite, levando para casa os prêmios de Melhor Longa-Metragem pelo Júri Oficial e pelo Júri Popular, Melhor Atriz pelo Júri Oficial (Mariana Nunes) e Melhor Fotografia.
Enquanto isso os outros longas ganharam um prêmio do Júri Oficial cada. ‘Girimunho’, de Clarissa Campolina e Helvécio Marins levou para casa o prêmio de Melhor Direção; ‘Eu Receberia As Piores Notícias dos Seus Lindos Lábios’ ficou com o Melhor Ator (Gustavo Machado); enquanto que ‘Paraíso Aqui Vou Eu’, de Cavi Borges e Walter Daguerre ganhou a Menção Honrosa pela incrível trilha sonora de Plínio Profeta.
35 milímetros
Entre os curtas metragens ibero-americanos, rodados em 35mm, destacou-se a performance ‘Casa Afogada’, de Gilson Vargas, ‘Barbeiros’, de Luiz Ferraz e Guilherme Aguillar, e ‘Três Vezes por Semana’, de Cris Reque. Todos os três ganharam dois prêmios do Júri cada. O filme gaúcho de Gilson Vargas ganhou os prêmios de Melhor Curta-Metragem, Melhor Curta-Metragem de Ficção; Já ‘Barbeiros’, levou Melhor Curta-Metragem Documentário e Melhor Direção; enquanto isso, ‘Três Vezes por Semana’ foi premiado com Melhor Atriz (Irene Brietzke) e Menção Honrosa 35mm.
Já os outros vencedores, tiveram um prêmio do Júri Oficial. O espanhol ‘Zeinek Gehiago Iraun’, de Gregorio Muro, levou o Melhor Curta-Metragem de Animação; o baiano ‘Premonição’ de Pedro Abib ficou com Melhor Curta com Temática Nordestina; o fluminense ‘Uma, Duas Semanas’ de Fernanda Teixeira com premiado com Melhor Ator (Silvio Matos); o paulista ‘Funeral À Cigana’ de Fernando Honesko, levou a Menção Especial.
O primeiro prêmio de Melhor Fotografia em 35mm pelo Júri Oficial do Curta-SE foi para o fluminense ‘Quando Morremos À Noite’ de Eduardo Morotó. Enquanto isso, a escolha do público premiou o paulista ‘Café Turco’, de Thiago Luciano, como Melhor Curta-Metragem 35mm pelo Júri Popular.
Ibero-americanos
Nas categorias que envolvem os vídeos ibero-americanos, o paulista ‘Realejo’, de Marcus Vinícius Vasconcelos, ganhou os prêmios de Melhor Vídeo Animação pelo Júri Oficial e Melhor Vídeo Ibero-americano pelo Júri Popular. O espanhol ‘La Miranda Perdida’ de Damián Dionísio levou o prêmio de Melhor Vídeo Ibero-americano pelo Júri Oficial. Já o carioca ‘O Brasil de Pero Vaz de Caminha’ de Bruno Laet ganhou o Melhor Vídeo Documentário e o paranaense ‘A Fábrica’, de Aly Muritiba, ganhou Melhor Vídeo Ficção, ambos também pelo Júri Oficial.
Os jurados também concederam duas menções honrosas aos vídeos iberoamericanos. Uma delas foi para o sergipano ‘Meia Noite’, de Samuel Blá, por atestar a evolução da qualidade de produção audiovisual sergipana, sendo bem realizado e de fácil comunicação com o público. Já o paulista ‘A Noite dos Palhaços Mudos’, de Juliano Luccas, foi premiado pela soma de diversos elementos que compõem a narrativa cinematográfica com notória qualidade, tais como: fotografia, direção de arte, atuação e efeitos.
Sergipanos, videoclipes e vídeos de bolso
O júri oficial também premiou ‘Meia Noite’ como o Melhor Vídeo Sergipano. Já ‘Derredor’ de André Aragão foi agraciado como o 2º Melhor Vídeo Sergipano e foi eleito Melhor Curta Sergipano pelo Júri Popular. ‘Rezou A Família e Foi Ao Cinema’, feito pelos alunos do Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira (NPDOV) ficou o 3º lugar.
Entre os videoclipes, ‘O Deus Que Devasta Mas Também Cura’ do baiano Lucas Santtana, dirigido por Daniel Lisboa e Matheus Viana recebeu o prêmio do Júri Oficial de Melhor Videoclipe, enquanto ‘Tá Certo’ da banda sergipana Ode Ao Canalha, dirigido pelos alunos do NPDOV foi o favorito do público, levando o mesmo prêmio só que do Júri Popular. Já o sergipano ‘Ao Seu Lado’, de André Aragão foi eleito pelos internautas como Melhor Vídeo de Bolso.
Terminada a entrega de prêmios, as diretoras executivas do Curta-SE agradeceram aos presentes e homenagearam a equipe do festival, por ter garantido o entretenimento do espectador e ter proporcionado a diversão e o conforto aos cinéfilos. O encerramento do Curta-SE 12 foi realizado pouco depois da premiação, no Oceanário de Aracaju, com apresentações musicais de Lena Oliver e NaurÊa.
Após muitas emoções no telão, chega ao fim mais uma edição do Festival Iberoamericano de Cinema de Sergipe (Curta-SE). Pela 12ª vez, o festival sergipano atraiu olhares do público de casa e do resto do país, ao levar para o espectador, uma incrível programação de filmes, comovendo a plateia e oferecendo o entretenimento em suas variadas formas, não só o cinema, mas também a música e o teatro.
Curta+SE 12
O Curta+SE 12, incentivado pela Lei de Incentivo à Cultura, acontece entre os dias 17 e 22 de setembro e tem patrocínio da Petrobras, co-patrocínio do Banese, apoio cultural do Banco do Nordeste, Cinemark e Governo do Estado, e apoios da Cia Rio, Canal Brasil, Shopping Jardins, Cinerama Brasilis, Megacolor, Sebrae/SE, APBITV, Pipa Distribuidora, Nova Digital, Tv Sergipe, Estúdios Mega, CBC, FICC, CNC, Revista Preview, Raça Brasil, Canne, Emsetur, Infonet, Fórum dos Festivais, Ativa Impressão Digital, Porta Curtas, Maria Cheirosa, Líder Lab, Curso Mater Day, Restaurante Moinho, Churrascaria Sal e Brasa, Habib’s Aracaju, Projeto Tamar, Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Secretaria de Estado da Cultura, Pontão Digital Avenida Brasil, Ponto de Cultura Figuras em Trânsito, Atração Gravadora, Prefeituras (Aracaju, Estância, Laranjeiras e São Cristóvão), Segrase, SESC SE, Mix /SE e Fest’A Film. O festival é uma realização da Casa Curta-SE e Secretaria do Audiovisual/Ministério da Cultura/Governo Federal – País rico é país sem pobreza.
Fonte: Assessoria de Imprensa
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B