Quinta no Parque leva alegria para centena de crianças

Atividades aconteceram no Parque da Cidade (Foto: Ascom Semarh)

Entretenimento, alegria e bastante brincadeira. Esse foi o resultado do projeto “Quinta no Parque” desenvolvido na manhã desta quinta-feira, 11, pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), para centenas de crianças e adolescentes de escolas públicas e particulares. O evento realizado no Parque da Cidade teve como intuito despertar na população, comunidade local e estudantes, a conscientização ambiental sobre a Área de Preservação Ambiental Morro do Urubu (Apa Urubu).

Por ser véspera do Dia das Crianças, comemorado no Brasil nesta sexta-feira 12 de Outubro, mais de dez escolas se fizeram presentes durante toda a manhã. O evento proporcionou momentos lúdicos e educativos, em que todas as atividades estiveram voltadas para as questões ambientais.

Durante toda a programação, a garotada participou de trilhas ecológicas pela Mata Atlântica, atividades de exibição e discussão de curtas ambientais, oficinas recreativas com decida de rapel, apresentação teatral, exposição de maquetes sobre a produção de água no Estado, entre outras atividades.

Quem também deu sua contribuição no evento foi à equipe do Pelotão Ambiental que levou uma exposição de animais silvestres empalhados. Na oportunidade, o soldado Ana Cristina explicou sobre a importância dos animais estarem em seu habitat natural. “Se um animal desses some da natureza, praticamente toda a estrutura da cadeia alimentar é alterada”, comentou.  A exposição contou com pingüins, furão, tamanduá-mirim, tatu, preá, entre outros animais silvestres.

Mostrando-se entusiasmada com as atividades a agente escolar Michele Siqueira que trabalha no EMEI Arthur Bispo do Rosário deu sua opinião sobre o evento. “A partir da promoção do Quinta no Parque essas crianças terão uma maior consciência do seu papel como cidadão em relação ao meio ambiente”, comentou.

“Como moramos na cidade essa manhã foi bem diferente, pois tivemos a oportunidade de conhecer animais até então desconhecidos, sem contar que muitos dos meus amigos tiverem seu primeiro contanto com a natureza. Isso foi maravilhoso”, foi o que afirmou a estudante Estephane da Silva, 09, anos que estuda na Escola de 1º grau CAIC Ministro Orlando Rolemberg.

Por promover uma melhor conscientização sobre a necessidade de proteger e preservar o meio ambiente, a superintendente de Qualidade Ambiental e Desenvolvimento Sustentável da Semarh, Fátima Maynard, relatou a importância da relação entre o homem e a natureza. “O homem faz parte do meio ambiente, devendo, portanto, cuidar, preservar e mantê-lo para que as futuras gerações também possam usufruí-lo de forma sustentável. As crianças adoram o contato com a natureza, plantas, bichos, árvores e insetos. Qualquer ser vivo é admirado pela criança. Essa interatividade deve ser aproveitada ao máximo na hora de se planejar estratégias de Educação Ambiental para elas. O projeto Quinta no Parque desenvolvido para elas nesta quinta-feira, proporcionou essa realidade”, frisou.

De acordo com a coordenadora do Centro de Educação Ambiental (CEA), Tânia Ribeiro, o “Quinta no Parque” tem o objetivo de despertar no indivíduo uma nova visão da relação do homem com o ambiente, estabelecendo novas práticas e modelo para essa relação. “Queremos também estimular a população a conhecer e participar da efetiva conservação dos recursos naturais na área da APA Morro do Urubu”, disse.

Parceiros

Foram parceiros do Quinta no Parque o Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe, Deso, Emsurb, Pelotão Ambiental, Comando da Polícia Militar, Seed, Samu, Torre, Secretaria Municipal de Educação de Aracaju, Emdagro e Fenen/SE.

Fonte: Ascom Semarh

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais