![]() |
Evento cultural teve programação voltada à literatura, música e artes plásticas (Foto: Ascom TCE) |
O Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE) realizou nesta sexta-feira, 26, mais uma edição da sua ‘Sexta Cultural’. Autoridades e servidores estiveram presentes no Espaço Cultural Ministro Carlos Ayres Britto, situado no hall de entrada da Corte de Contas, para prestigiar a programação voltada à literatura, música e artes plásticas.
Ao abrir o evento, o conselheiro-presidente Carlos Alberto Sobral de Souza ressaltou a importância de dar continuidade à realização de iniciativas como esta. “Mais uma vez estamos disseminando a cultura sergipana, hoje com essa belíssima audição do Quinteto da Orquestra Sinfônica do nosso Estado, além da exposição e do lançamento de um livro, e é sempre um prazer prestigiar a cultura e o artista sergipano, procurando aproximar ainda mais o Tribunal da sociedade”, colocou.
A primeira atração foi a apresentação do Quinteto da Orquestra, com a presença do maestro Daniel Nery. “Apresentamos hoje um repertório diversificado, com um arranjo muito especial, para que todos possam conhecer um pouco mais o trabalho da nossa Orquestra Sinfônica”, disse Nery ao destacar a apresentação do Quinteto de Metais.
Seguindo a programação, houve os lançamentos do livro 'Direito Constitucional e Internacional dos Direitos Humanos', da editora Fórum, com a participação do professor e um dos coordenadores, Alexandre Coutinho Pagliarine; e do catálogo 'Beto Ribeiro: Entalhando a Vida', que retrata as obras do escultor natural de Gararu, que ficarão expostas na ante-sala da Ouvidoria do TCE até o dia 26 de novembro, tendo a curadoria de Sayonara Viana.
Para o professor Alexandre Pagliarine, o Tribunal de Contas é o grande guardião das contas públicas e, portanto, de suma importância também para o lançamento deste livro. “A obra trata dos direitos humanos, tanto no nível constitucional, quanto no nível internacional. É uma denúncia contra o direito internacional, que não tem respeitado a questão dos Direitos Humanos”.
O escultor Beto Ribeiro também descreveu a iniciativa do Tribunal sergipano como uma excelente oportunidade de divulgar seu trabalho. Dentre suas obras, ele destacou 'A tocaia', que retrata a época do cangaço e dos pistoleiros no sertão. “Em meu trabalho o traço mais marcante é o próprio cotidiano, lembro muito da minha infância, é um desabafo, pois me expresso melhor através da arte”, comentou.
A secretária Estadual de Cultura, Eloísa Galdino, prestigiou a Sexta Cultural representando o governador do Estado, Marcelo Déda; e o governador em exercício, Jackson Barreto. “Esta é uma grande iniciativa da Corte de Contas, um grande estímulo ter um espaço como esse para difundir um produto que dialoga com a nossa gente. É uma satisfação muito grande perceber esse destaque”.
Dia das Crianças
Em alusão ao Dia das Crianças, o TCE presenteou com brinquedos alguns representantes da Creche Almir do Picolé. O fundador da creche esteve presente e agradeceu mais uma vez pela atenção do Tribunal com o seu trabalho. “Hoje trouxe apenas 10 crianças das 87 que temos em nossa creche, e agradeço esse bonito gesto do Tribunal, que há cinco anos nos doou um carro para melhorar o nosso trabalho”, lembrou Almir.
A entrega de brindes teve a participação de autoridades e membros do TCE, a exemplo do conselheiro Carlos Pinna; do procurador do Ministério Público de Contas, João Augusto dos Anjos Bandeira de Mello; e da coordenadora da Escola de Contas, Patrícia Verônica.
Fonte: Ascom TCE
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B