![]() |
(Foto: Assessoria de Imprensa) |
A cultura e a história dos municípios sergipanos é o ponto de partida do projeto Gravura de Inverno. Idealizado pelo artista visual Elias Santos, que vislumbrou na aproximação entre a xilogravura e o cotidiano das cidades visitadas a possibilidade de resgatar a nossa memória, o projeto pegou o rastro do cangaço, aportando em Nossa Senhora das Dores, onde pretende envolver a comunidade em torno de uma parceria com o Ponto de Cultura Memória, Cultura e Cidadania.
O projeto Gravura em Dores na Rota do Cangaço receberá a colaboração do professor João Paulo, que além de ser coordenador do Ponto, é também um historiador do município. A palestra ocorre nesta terça-feira, 29, e contará com a participação do escritor Manoel Messias, que promete realçar os traços do Cangaço que podem ser percebidos no cotidiano de Dores.
O projeto prevê ainda a realização de uma oficina de xilo, outra de serigrafia e a fusão dessas técnicas a partir das estamparia das xilos sobre camisas, com ilustrações que representem elementos da cultura da região, sobretudo do cangaço, com exposição, comercialização de produtos em feiras e intervenções artísticas na cidade.
Gravura em Dores na Rota do Cangaço foi contemplado pela Bolsa Interações Estéticas Residências Artísticas em Pontos de Cultura, uma realização do Governo Federal, Ministério da Cultura, Secretaria da Cidadania e Diversidade Cultural, Fundação Nacional de Artes, Mais Cultura e Cultura Viva. Em edições anteriores o artista desenvolveu suas atividades na Barra dos Coqueiros, junto ao Ponto de Cultura Samba de Coco: História, cultura e cidadania. Para acompanhar basta acessar o blog.
Fonte: Assessoria de Imprensa
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B