![]() |
(Foto: Ascom) |
Entre os dias 9 a 16 de abril, o Cinema Vitória será o espaço sergipano do Festival Varilux de Cinema Francês. O evento exibirá o melhor da cinematografia francesa recente com uma seleção de 15 filmes na programação exibida no Cine Vitória, entre os mais variados gêneros e os mais destacados diretores e atores do momento.
"É o segundo ano que a Casa Curta-SE e o Cinema Vitória fazem parte do Festival Varilux. Nossa expectativa é fazer com que Sergipe fique inserido no universo de apreciadores do cinema mundial, participando com um público relevante e repetindo o sucesso do festival no ano de 2013", destaca Deyse Rocha, diretora Geral da Casa Curta-SE, produtora local do Festival.
A estimativa de público nacional é de 100 mil espectadores. "Ano passado, estivemos entre as 20 cidades com o maior público do festival em todo o País. Isso nos credencia a trazer eventos como esse para a nossa Capital. Temos certeza que esse ano o público será ainda maior", ressalta. Os ingressos para as sessões serão vendidos na bilheteria do Cinema Vitória aos preços de R$5 e R$10, meia e inteira, respectivamente.
Entre os filmes programados para a exibição sergipana, destaque para Os Incompreendidos,1959, em preto e branco, de Francois Truffaut. "Será uma única sessão, no dia 13, às 14h em versão digital restaurada", explica Deyse Rocha.
Com patrocínio da Essilor/Varilux, o Festival Varilux se consolida como o primeiro festival de cinema com abrangência nacional. “Sabemos o quanto incentivar a cultura é importante para a sociedade, e no decorrer destes 11 anos vamos mais longe. Junto com a Bonfilm, levamos este evento muito além dos grandes centros e capitais”, diz Mauricio Confar, Diretor de Marketing da empresa.
Para o diretor da Bonfilm, responsável pela produção nacional, e do Festival, Christian Boudier, o sucesso do Varilux é mais uma prova de que o público brasileiro gosta muito e confia no cinema francês. “Ao longo dos anos, o Festival Varilux se tornou um dos maiores eventos de cinema a nível nacional. Esse feito só é possível graças ao crescente interesse do público pela cinematografia francesa. Nesta edição, não será diferente”, acredita.
Festival
Em Sergipe, a produção é da Casa Curta-SE e tem co-patrocínio da Aliança Francesa. "É extremamente importante contar com o apoios e patrocinadores. A Aliança Francesa está conosco e é a responsável pela avant-premiére da próxima quarta, 9", completa. O patrocinador oficial do festival é a Essilor-Varilux, GVT, Secretaria de Estado de Cultura, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro, Ministério da Cultura através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Tem o copatrocínio da Embaixada da França, Air France, Delegação Geral das Alianças Francesas do Brasil, L´Oréal, RioFilme, Sofitel. Apoio do Adorocinema, Citroën, Etc Filmes, Folha de São Paulo, Renaissance. Apoio Cultural da Câmara de Comércio França Brasil, Cinespaço, Helibras, Espaços Itaú de Cinema, Kinoplex, Unifrance. Promoção da Le Monde Diplomatique, Carta Capital, Fnac, Guia da Semana, Mica, Piauí, Telecine. Produção nacional da Bonfilm.
Fonte: Assessoria de Imprensa