![]() |
(Foto: Arquivo Portal Infonet) |
O Sesc apresenta nesse domingo, 27, às 17h, na Unidade Centro, o projeto Sonora Brasil, que traz nessa edição a obra Edino Krieger – compositor, crítico e produtor musical, criador do mais importante evento da música contemporânea no país, as Bienais de Música Brasileira Contemporânea.
No domingo o espetáculo ficará por conta do Quarteto Belmonte (RJ). O grupo representa a formação clássica mais utilizada por compositores desde o século 18, o quarteto de cordas, e foi formado especialmente para o projeto, a partir da identificação de músicos com larga experiência, como concertistas em orquestras e conjuntos de câmara que atuam na cidade do Rio de janeiro.
O grupo é formado por Ubiratã Rodrigues (violino), integrante da Orquestra Sinfônica Brasileira – Ópera & Repertório; Janaína Salles (violoncelo), integrante da Orquestra Sinfônica Nacional da UFF (RJ); Abner Landim (violino) e Jadenir Lacorte (viola) todos com histórico de experiências internacionais de formação e no campo artístico.
Na segunda-feira, 28/07, às 19h, na Unidade Centro, é a vez do Quinteto Brasília – um conjunto de câmara de referência na região Centro-Oeste, formado por profissionais do mais alto nível artístico, que atua desde 2000, com uma proposta de apresentar ao público repertório audacioso e envolvente, incluindo novos compositores.
O quinteto é formado por Sérgio Barrenechea, flauta, José Medeiros, oboé, Felix Alonso, clarineta, Gustavo Koberstein, fagote, Stanislav Schulz, trompa, e já contou com a participação do fagotista Flávio Lopes de Figueiredo Junior.
Dia 29, quem se apresenta às 14h, na Unidade Siqueira Campos, é o Duo Cancionâncias, que tem se dedicado à difusão do repertório de música brasileira e latino-americana do século 20, com especial atenção aos compositores contemporâneos.
A Formação é composta pela soprano Manuela Camargo e pelo violonista Cyro Delvizio (ambos mestres em música pela UFRJ e com carreiras solo além do trabalho conjunto). O duo vem se consolidando desde 2007 no cenário musical, especialmente na cidade do Rio de Janeiro.
O Sonora Brasil encerra suas apresentações dia 30, às 15, na Unidade Socorro, com o Octeto do Polyphonia Khoros – um grupo coral da cidade de Florianópolis (SC) que está em atividade desde 2001. Com repertório eclético, com ênfase na música do século 20 e 21, o grupo regido pela maestrina Mércia Mafra Ferreira mantém um trabalho de excelência na área se destacando no cenário musical do Estado de Santa Catarina. Por meio do Instituto Polyphonia, entidade sem fins lucrativos, o coro, que conta hoje com 28 cantores, promove a prática e a apreciação da música vocal, formando jovens cantores líricos e amplas plateias.
Selecionados a partir do equilíbrio e timbragem de vozes e da experiência camerística com a música contemporânea, o Octeto é formado por uma representação do grupo, e é composto por quatro vozes masculinas: Fernando De Carli e Tobias Andreas Weege (tenores), Javier Venegas e Leonardo Barbi (baixos) e quatro vozes femininas: Grasieli Fachini e Natacha De Carli (sopranos), Débora Almeida e Luciana Lira (contraltos). As apresentações serão únicas e abertas ao público gratuitamente.
Fonte: Ascom Sesc
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B