Sercine valoriza produção cinematográfica infantil

Debate sobre cinema e infância (Foto: Portal Infonet)

O Festival de Audiovisual de Sergipe (SERCINE) realizou, na tarde desta quarta-feira, 23, um debate sobre cinema e infância, retratando os elementos principais do cinema infantil e perspectivas para a área. A atividade, que aconteceu no Serviço Social do Comércio (SESC) do centro de Aracaju, faz parte da programação da 4ª edição do festival.

A proposta da mesa é discutir a importância de produzir conteúdos pensados para crianças. De acordo com a diretora da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, Luiza Lins, os produtos audiovisuais produzidos para as crianças representam apenas 2% de toda a produção cinematográfica. “É preciso uma maior valorização do cinema infantil”, defende.

Ela ainda problematiza as questões culturais e sociais abordadas nos filmes infantis. “Xuxa representa um problema na formação das crianças por vários aspectos: ela não estimula as crianças a resolver seus problemas e estimula a erotização precoce das crianças, a exemplo das Paquitas. Sobre elas, não tinha uma Paquita negra. Ela não valoriza as crianças brasileiras”, aborda.

Luiza Lins: produtos para audiovisual infantil representa 2%

A professora de audiovisual da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Ana Ângela Farias Gomes, conta que a pesquisa sobre cinema infantil também ainda é muito reduzida. “Mesmo no campo científico vemos poucas pesquisas sobre cinema e crianças”, revela.

Ana apresentou uma análise sobre a questão ambiental nos filmes infantis. “O Gato Félix é representado por um animal humanizado, que é oriundo do  pensamento antropomórfico. O Pica-Pau em uma cena destrói uma floresta inteira por estar enraivado”, acrescenta.

Conforme a assessoria de comunicação do SERCINE, este ano, o festival priorizou a formação de novos olhares e público. “Essa atividade faz parte de nosso projeto que é formar novos olhares e novos públicos. Nesta 4ª edição apresentamos mostras e debates que despertam o interesse também das crianças”, diz a assessora, Taliane Cruz.

O Festival

Professora Ana Ângela diz que pesquisa sobre cinema infantil é reduzida 

O Sercine – Festival Sergipe de Audiovisual é uma realização da Cacimba de Cinema e Vídeo, organização sem fins lucrativos que promove ações de cunho educativo, formação de público e produção na área do audiovisual.

Desde a primeira edição o Sercine – Festival Sergipe de Audiovisual tem como principal proposta estimular as produções audiovisuais nordestinas e universitárias, disseminando a identidade cultural e valorizando a experimentação de novas linguagens para a sétima arte, além de divulgar a produção independente. O festival promove ainda a capacitação e aperfeiçoamento em audiovisual através da realização de oficinas, exposição de Artes Visuais e mesas de debate.

Por Geilson Gomes e Aisla Vasconcelos

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais