|
Evento ainda vai para Barra e São Cristóvão (Foto: Secult) |
Nesta sexta-feira, 15, as ruas do centro comercial de Aracaju foram contagiadas pela alegria de uma caminhada folclórica organizada por seis bibliotecas públicas de Sergipe, que integram o projeto “Bibliotecas em Rede”. Alunos da rede estadual de ensino e grupos folclóricos participaram do cortejo, que foi o ponta pé inicial de uma série de ações em comemoração ao Dia do Folclore. As atividades do “Folcloripe” seguirão ainda para as cidades de Barra dos Coqueiros e São Cristóvão.
O Folcloripe é a primeira ação realizada em conjunto pelas unidades sergipanas que integram o projeto Bibliotecas em Rede (projeto criado pela Universidade Federal de São Carlos para troca de experiências entre as bibliotecas). O objetivo é celebrar os resultados do projeto, assim como, enaltecer as comemorações do Dia do Folclore junto à comunidade sergipana. A caminhada partiu da Praça General Valadão com destino à Praça Fausto Cardoso, onde um foi montada uma estrutura especial para a realização de diversas atividades culturais.
“Fizemos contação de histórias, teatro de fantoches, brincadeiras folclóricas e também trouxemos a biblioteca à praça, pois nosso objetivo é divulgar as bibliotecas e fazer com que elas estejam presentes em tudo isso”, explicou a coordenadora da Biblioteca Pública Epifânio Dória, Miriam Elorza.
As professoras do Colégio Estadual Jackson de Figueiredo viram na caminhada a oportunidade de levar os alunos a um ambiente mais próximo do folclore. O evento integrou uma das pesquisas de campo de um trabalho iniciado pelos alunos durante uma visita no mercado municipal. Ao todo, 200 estudantes dos ensinos fundamental e médios compareceram a caminhada.
“Trouxemos os alunos porque aqui estão os grupos folclóricos, que também integram a nossa cultura’, contou a professora de língua portuguesa, Eliane Araújo. “É a chance de ter um outro olhar sobre as manifestações do nosso povo e um contato maior com a literatura infantil”, completou a professor de história, Ariane Valeriano.
A disseminação do folclore sergipano também levou as jovens meninas do grupo de Reisado de são Cristóvão ao evento. “As pessoas precisam saber o quanto o nosso folclore é rico e também acessível a todos. Aqui as pessoas vão conhecer o reisado, brincar e passar essa tradição para as outras gerações”, destacou a intregrante Elisângela da Silva.
Participação
O evento contou com a participação de integrantes das Bibliotecas Epifânio Dória, Aglaé Fontes de Alencar, Clodomir Silva, Ivone de Menezes, Barra dos Coqueiros e Livro Aberto; além de alunos da Escola Estadual Jackson de Figueiredo, Grupo de Reisado de São Cristóvão e Grupo Mangabeiras da Barra dos Coqueiros. A animação ficou por conta da banda Pilão de Pífano e Trio Itaporanga.
Atividades
No dia 22, a Barra dos Coqueiros será contemplada com as ações do Folcloripe. A concentração acontecerá na Praça Santa Luzia (centro da cidade) e seguirá pelas redondezas com o mesmo cronograma de atividades.
O conjunto Eduardo Gomes, em São Cristóvão, receberá o Folcloripe no dia 29. O evento acontecerá na Rua 50, endereço da biblioteca Livro Aberto. A partir das 9h, a caminhada sairá da Praça da Igreja do Loreto em direção à sede biblioteca. Logo depois, começarão as atividades conforme a programação dos dias anteriores.
Fonte: Ascom Secult
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B