Orquestra Jovem recebe visita de soprano e maestro

(Foto: Ascom Instituto Banese)

Os adolescentes e jovens participantes da Orquestra Jovem de Sergipe receberam a visita dos convidados especiais da Orquestra Sinfônica de Sergipe, a soprano Daniella Carvalho e o maestro Luiz Fernando Malheiro, que se apresentarão nesta quinta-feira, 11. Os artistas de renome no cenário da música clássica foram até a escola Vitória de Santa Maria, onde funciona o projeto, com o intuito de conhecer a iniciativa e deixar incentivo para cada um dos educandos.

O maestro Luiz Fernando é reconhecido pela crítica como um dos principais nomes da ópera no Brasil. É o atual Diretor Artístico e Regente Titular da Orquestra Amazonas Filarmônica, Diretor Artístico do Festival Amazonas de Ópera (FAO) e Diretor Artístico do Teatro São Pedro de São Paulo e Regente titular de sua orquestra. Daniella Carvalho tem sido aclamada pela crítica por sua “voz de vinho escuro e expressivo” bem como por “uma presença de palco inesquecível”.

Recebidos pelo coordenador do projeto, Márcio Rodrigues, os dois conheceram um pouco das aulas de canto coral e de instrumento realizadas pelo projeto. Os mais empolgados com a visita foram os alunos de canto e coral, que ficaram encantados com a presença da soprano. Daniella fez perguntas aos educandos, os ouviu cantar, cantou para eles e junto com eles um trecho da música Asa Branca. Ela ainda deu dicas para os alunos e fez exercícios de voz.

Carla Tainá Silva, de 16 anos, era uma das mais empolgadas e ficou encantada ao ouvir a soprano cantar. “Quero ser uma cantora no futuro, adorei a visita dela, ela canta muito bem”, comentou Carla. A educanda disse ainda que para ela a música é esplêndida e cada vez se apaixona mais pela arte de cantar. O encantamento foi recíproco. Daniella Carvalho ressaltou a importância da iniciativa se estender para outras crianças. “É uma emoção ver essas crianças inseridas no sonho que é a música e que inspira tanta gente a tantas coisas boas. Para todos nós, mesmo profissionais, a música tem um lado de salvação. É tão bonito vê-las experimentando isso desde pequenas, tendo esta instrução a partir de um projeto tão legal”, concluiu a soprano.

Já Luiz Fernando Malheiro se dirigiu mais especificamente aos alunos de instrumentos. O maestro observou os meninos e meninas tocarem e contou um pouco da sua história, evidenciando a importância da dedicação e do empenho para se tornarem grandes músicos. Ele também estimulou os alunos ao contar exemplos de músicos renomados que iniciaram na música através de projetos como a Orquestra Jovem de Sergipe e hoje fazem muito sucesso.

O aluno de violoncelo, Clariskennedy dos Santos, de 16 anos, falou sobre o quanto se sentiu estimulado com a visita. “Ele é um maestro renomado, com muita experiência, é muito bom ter a oportunidade de conversar com essas pessoas. Somos iniciantes, e ouvir de profissionais que nós também podemos é fundamental. Deve ser muito bom fazer o que gosta e poder trabalhar com a música, e um dia ser regido por um grande maestro como este”, afirma.

O maestro e a soprano irão se apresentar nesta quinta-feira, 11, às 20h30, no Teatro Tobias Barreto no concerto “An American Tour”, realizado pela Orquestra Sinfônica de Sergipe. O concerto trará ao público um panorama da música americana do século XX, transitando por autores clássicos.

A Orquestra Jovem

A Orquestra Jovem de Sergipe é uma iniciativa do Governo de Sergipe, através das secretarias de Estado da Cultura (Secult), da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) e do Instituto Banese, viabilizada pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet. O projeto conta com o patrocínio das empresas Sergas, Energisa e Almaviva. A iniciativa tem como objetivo proporcionar a crianças e adolescentes de nove a 17 anos o contato com a música clássica e de coral para que elas possam se tornar uma porta de entrada para a profissionalização.

Atualmente são atendidos 100 meninos e meninas de famílias com renda per capita mensal de até R$ 70. Cada um dos alunos recebe o auxílio mensal de R$ 100 como estímulo à permanência no projeto. As aulas acontecem no Colégio Vitória de Santa Maria e são ministradas por professores de música, que em sua maioria integram a Orquestra Sinfônica de Sergipe (ORSSE).

Fonte: Ascom Instituto Banese

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais