Roda de leitura inclusiva é atração em biblioteca de SE

Rosineide Santana comandou mais uma roda de leitura realizada na biblioteca Epifânio Dórea (Fotos: Helena Sader/Portal Infonet)

A Roda de Leitura Inclusiva foi atração na Biblioteca Epifânio Dória, em Aracaju, na tarde desta terça-feira, 16. O evento faz parte do projeto Aracaju Acessível, de autoria do vereador Lucas Aribé, que está sendo realizado até o dia 21 de setembro. Na roda de leitura realizada hoje, obras de artistas locais, nacionais e internacionais foram contempladas de modo inclusivo, com cópias em braille para distribuição aos participantes.

Focando na literatura poética, foram apresentados diversos escritores, entre eles, Tobias Barreto, símbolo da literatura sergipana. A obra do sergipano escolhida para leitura foi "A Escravidão". Ainda foram lidos os memoráveis Cecília Meireles, Vinícius de Moraes, e Jorge Luis Borges, argentino conhecido por seus poemas surrealistas e por apresentar deficiência visual.

Na entrada do auditório onde o evento aconteceu, havia textos em braile do sergipano Tobias Barreto

De acordo com a coordenadora das rodas de leitura da Epifânio Dória, Rosineide Santana, o evento tem o objetivo de que as rodas de leitura possam atingir a todos. “Queremos que os deficientes visuais tenham acesso à alta literatura. Não é em todos os lugares que encontramos livros em braille. E essas pessoas não deveriam ‘ter que procurar’. A leitura em braille deveria ser mais acessível”, explicou.

“Aqui na biblioteca, em termos de poesia, já temos textos de Cecília e Vinícius traduzidos em braille. Mas também temos livros infantis e até Harry Potter, todos em braille. É bom que as pessoas saibam que podem procurar, por que vão encontrar livros próprios para todas as pessoas”, disse a coordenadora.

Lilian Farias é educadora e também compareceu à roda de leitura

Lilian Farias é educadora e escritora, estava presente na roda e fala que qualquer forma de literatura é importante. “Num país como o nosso, onde a educação é precária, qualquer tipo de literatura é importante. Ler é alimento para alma, espírito e intelecto. Esse tipo de evento faz com que a leitura se materialize para todos e isso traz mudanças à sociedade. Acho muito válido”, explicou a escritora.

Por Helena Sader e Verlane Estácio

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais