Crianças aprendem mais sobre Literatura de Cordel (Foto: divulgação) |
Com o objetivo de incentivar crianças das comunidades quilombolas a conhecerem e valorizarem a diversidade do patrimônio histórico cultural sergipano, a Vale Fertilizantes convidou alunos das escolas das comunidades Patioba, Terra Dura e Canta Galo para uma visita ao Museu da Gente Sergipana, localizado em Aracaju (SE).
Durante a ação, os alunos de 6 e 7 anos de idade vivenciaram um pouco mais da cultura sergipana por meio da visita às exposições temporária e permanente, que reproduzem as paisagens dos ecossistemas e áreas de conservação do Estado, entre eles, o Sertão Sergipano e o Refúgio de Vida Silvestre da Mata do Junco.
Em cabines interativas as crianças conheceram a literatura de cordel e o duelo repentista, além do artesanato e a produção regional, que foram vivenciados através das exposições. Os alunos também aprenderam sobre os biomas sergipanos e suas diversidades de fauna e flora durante um passeio virtual pela exposição ‘Nossos leitos’, feito dentro de um barco em um túnel com projeções 360º de imagens das praias, agreste e sertão de Sergipe.
“Para nós, da Vale Fertilizantes, a visita é importante para que as crianças das comunidades possam conhecer a cultura do estado e uma oportunidade para que as comunidades quilombolas possam se identificar quanto detentores de saber e fazer tradicional, parte integrante do mosaico cultural sergipano”, afirma Leonardo Santana, analista de relacionamento com povos indígenas e comunidades tradicionais da Vale.
Ao fim da atividade, as crianças puderam fazer desenhos do que aprenderam e confeccionaram um painel com os trabalhos elaborados.
A realização da visita e incentivo ao conhecimento cultural e histórico do Estado faz parte das ações do Programa de incentivo educacional envolvidas no Plano Básico Ambiental Quilombola do Projeto Carnalita (PBAQ).
Fonte: Vale
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B