Ainda não se sabe o que foi levado do acervo do museu (Foto: Portal Infonet) |
O Museu Histórico de Sergipe situado no município de São Cristóvão foi invadido por assaltantes na madrugada do dia 31 de dezembro. A invasão ocorreu pelos fundos do museu. O local funciona como museu desde o ano de 1960 com a finalidade de abrigar os bens culturais e artísticos ligados a história do Estado.
Segundo a direção da unidade, foram subtraídos um forno micro-ondas, uma caixa amplificadora e a renda do mês de dezembro. Até o momento, a direção faz a contagem dos objetos do acervo e acredita que algumas peças devem ter sido roubadas do local, já que ainda não foram localizadas no acervo.
De acordo com o diretor do Museu Histórico de Sergipe, Thiago Fragata, o Museu Histórico não foi o único a ser invadido. “A gente vem percebendo o fato de todos os museus daqui terem sido invadidos no decorrer do ano e ao final, eles invadiram o museu. É como se a ação fosse planejada já que foi justo no período que o vigia está de férias. O museu não tem sistema de câmera e perdemos o Batalhão da Polícia Militar que fazia ronda na praça”, informa.
Thiago Fragata diz que a invasão causa perdas irreparáveis para a cultura do estado. “O museu tem se destacado ao longo do ano e se empenhado para fazer valer a cultura sergipana. Estamos muito tristes com esse fato, pois são perdas irreparáveis dos objetos do nosso acervo”, lamenta.
A perícia técnica já esteve no local para fazer os primeiros levantamentos. A direção do Museu pretende prestar um Boletim de Ocorrência na tarde desta sexta-feira, 02. Por conta do episódio, o museu foi fechado nesta sexta-feira, 02, para visitação e vai abrir suas portas no sábado, dia 3, das 10h às 16h.
Por Aisla Vasconcelos
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B