Setor de Braille da Clodomir Silva comemora três anos

Setor de Braille da Biblioteca Clodomir Silva comemora três anos (Foto: Funcaju)

Em 2015, o setor de Braille da Biblioteca Pública Clodomir Silva, unidades da Fundação Cultural de Aracaju (Funcaju), comemora três anos de existência. O projeto, que visa a inclusão de deficientes visual, possui ações voltadas para o público infantil, documentários e diversas obras clássicas da literatura brasileira e estrangeira.

Na Clodomir Silva, a educação inclusiva tem o papel de estimular a leitura e abordar as dificuldades de cada deficiência, seja visual, auditiva ou múltipla. "Para solucionar as dificuldades de alguns usuários da biblioteca, criamos o setor de Braille e o projeto Livro Falado, que oferecem um atendimento diferenciado. A procura tem sido grande, pois no setor eles podem ter acesso a vários clássicos da literatura, ouvir boas histórias e realizar pesquisas através dos CD's, na Audioteca e das obras em Braille", explica a diretora da Biblioteca, Fátima Goes.

O setor atende não só o público portador de deficiência visual, como também pessoas com baixa visão, terceira idade ou qualquer cidadão que tenha dificuldade em ler. "Sempre trago meu filho para a biblioteca, pois aqui ele tem a oportunidade de ouvir as histórias, já que ele tem baixa visão. Esse departamento insere as pessoas que provavelmente são excluídas do mundo dos livros", comenta Maria Fernanda Silva, mãe de Gabriel Santos, de 9 anos.

A responsável pelo setor, Luciane Vitoriano Amaral, que é deficiente visual, fala sobre a importância do setor. "A Biblioteca Clodomir Silva tem por objetivo a inclusão social e este ambiente vem proporcionando às pessoas acesso a literatura e a informações. O setor de Braille faz com que esta população desassistida possa fazer parte deste universo educacional. Aqui, as pessoas têm acesso a mais de 500 obras em Braille", complementa.

A globalização e a evolução tecnológica facilitam o ensino/aprendizado cada vez mais procurado pelos deficientes visuais, independente de seu grau de dificuldade. O estímulo do conhecimento e da leitura vem mudando a realidade brasileira. "Hoje, a procura pelo setor Braille é bem maior do que no começo da implantação do projeto há três anos, mas as pessoas podem vir pesquisar que estamos prontos para atender a todos", finaliza a coordenadora do setor.

No acervo

O setor de Braille oferece  varias obras de autores brasileiros e clássicos da literatura mundial. A disponibilidade dos livros e o acesso à biblioteca são gratuitos. Literatura infantil, contos, poemas, romances, atlas entre outros podem ser encontrados no acervo da Biblioteca Clodomir Silva, que fica na Rua Santa Catarina, nº 314 – bairro Siqueira Campos. A unidade da Funcaju funciona de segunda à sexta, das 8h às 22h e aos sábados, domingos e feriados, das  9h às 13h.

Fonte: AAN

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais