Alexandre Herchcovitch conversou com os alunos de Design de Moda da Unit (Fotos: Portal Infonet) |
Conhecido pela irreverência e por não seguir tendências, o estilista Alexandre Herchcovitch esteve em Aracaju na tarde desta sexta-feira, 6, para ministrar palestra aos estudantes do novo curso de Design de Moda que chegou à capital em 2015, através da Universidade Tiradentes (Unit). Herchcovitch é um dos estilistas brasileiros de maior destaque no mercado internacional e, no evento inaugural, tirou dúvidas dos estudantes e futuros profissionais do universo da moda.
O estilista contou que, para ele, é um prazer conversar com os novatos. “Adoro falar com os novos, porque eu acho que, talvez, um dos meus papeis é tentar mostrar um pouco da realidade do mundo da moda. Existem diferenças entre o que as pessoas acham que é e o que é de fato”, explicou Herchcovitch.
O contato do estilista com a moda começou ainda muito cedo em sua vida, a partir do convívio com a mãe, que o ensinou as primeiras lições de costura. Mas Herchcovitch fala que, apesar de glamoroso, o universo da moda pode ser difícil. “Aqui, hoje, eu vou explicar que ser estilista é uma atividade muito cruel. É bom falar com gente que está começando e tentar esclarecer e ajudar a entender isso que eles querem fazer”, contou.
Estudantes estavam ansiosos para conhecer o estilista, que é inspiração para muitos deles |
O estilista fala que utiliza sua própria história para ajudar aos estudantes e futuros profissionais a se inserir no ambiente. “Sempre procurei na minha própria história, tirar nas minhas referências proveito e fazer coleções autorais que tivessem a ver com meu universo ou com o universo que eu criei ao longo dos meus 20 e poucos anos de carreira”, explicou. “Nesse sentido, minha história serve um pouco de incentivo pra quem quer ser etilista e ter o próprio nome e uma marca autoral”, incentivou Herchcovitch.
Moda no Brasil
Alexandre Herchcovitch explicou que atualmente o ambiente da moda está em situação delicada no Brasil. O estilista fala que as concorrências internas e externas estão cada vez mais acirradas, tanto para os quem já estão estabelecidos quanto aos que estão começando na profissão.
“No caso da minha marca, a gente tem que dar um jeito de continuar sobrevivendo e fazendo com que a marca continue vendendo e atuante no mercado. E pra quem está começando, entender bem em que mercado vai atuar, se não vai fazer um produto que já existe mais bem feito e mais barato”, esclareceu.
Danilo Braga e Vitória Cardoso comemoraram a chegada do curso em Aracaju |
Para o estilista, os novos profissionais precisam repensar antes de se inserir no mercado da moda. “É interessante expor essa realidade para eles justamente terem ideias de novos produtos ou como fazer de uma forma diferente para detectar mercados novos”, disse. “Por exemplo, as classes C e D que estão consumindo moda, estão tendo acesso à moda, elas também querem consumir, elas também querem está bem e se vestir em última tendência. Esse é um novo caminho. Então, toda crise gera um novo caminho. Um não, né. Vários”, completou.
Os estudantes de Design de Moda, Danilo Braga e Vitória Cardoso, estão animadas com a chegada do primeiro curso de Moda a Aracaju. Sobre a palestra do Herchcovitch, os jovens disseram que existe grande admiração pelo estilista. "É uma inspiração, esperamos tirar um pouco de nossas dúvidas sobre a área de moda", falou Danilo.
Conheça o estilista
Paulistano, nascido em julho de 1971, Alexandre Herchcovitch apresenta suas coleções no Calendário Oficial de Moda Brasileira – São Paulo Fashion Week – e, desde 2004, na Semana de Moda de Nova York. Suas criações frequentam os editoriais das mais importantes revistas de moda e de comportamento brasileiras e internacionais.
Por Helena Sader e Verlane Estácio
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B