Secult vai lançar edital para ocupação da J. Inácio

(Foto: Ilustrativa/ Portal Infonet)

A Secretaria de Estado da Cultura promoveu em maio uma reunião com os artistas visuais de Sergipe no auditório da Biblioteca Pública Epifânio Dória para tratar de propostas para o Plano Estadual da Cultura, onde os artistas apresentaram sugestões para compor o plano de Sergipe.

Na oportunidade também foram debatidas as Políticas Públicas, no âmbito estadual, para as Artes Visuais, e um dos pontos discutidos foi a criação de um edital de ocupação da Galeria J. Inácio. Essa proposta já está sendo colocada em prática pela Secretaria de Cultura, através dos procedimentos administrativos e, provavelmente em agosto, será lançado este edital.

Estiveram presentes na reunião fotógrafos, grafiteiros e artistas plásticos que opinaram sobre a proposta apresentada. Para o artista plástico, Márcio Thiago Oliveira, as reuniões entre a Secretaria e os artistas visuais são importantes. "É uma das primeiras reuniões de determinações do Governo que eu participo, e é muito positivo o fato de nós artistas estarmos em contatos com a Secult, pois assim eles podem ouvir nossas sugestões e demandas", disse.

O responsável pela apresentação do projeto foi o artista plástico, Antônio da Cruz. Para ele, as reuniões são um meio da Secult ter um termômetro para saber quais são as reivindicações dos artistas. "A reunião foi positiva porque nós apresentamos um documento que foi bastante discutido no fórum de audiovisual e que contempla a maioria das manifestações artísticas".

Já segundo o assessor da Secult, Mário Britto, a ocupação da Galeria J. Inácio está completamente alinhada com o pensamento da nova gestão da cultura do Estado de Sergipe, que, segundo ele, é exatamente trazer o artista, de forma democrática para os espaços geridos pela Secult.

“Na Galeria J. Inácio, por exemplo, a partir de hoje, 06 de julho até o dia 31 de agosto, estará aberta uma exposição com o acervo da Secretaria, reunindo 20 artistas diferentes. E, durante este período, a Secult vai elaborar o edital que definirá a política de ocupação daquele espaço. A ideia central do secretário Elber Batalha é que a partir de setembro todas as exposições da J. Inácio sejam definidas através de editais”, informa.

Fonte: Ascom Secult

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais