Roupas com filtro solar são eficazes na proteção da pele

Roupas com proteção UVA/UVB são ótimos aliados para proteção da pele (Fotos: Portal Infonet)

As roupas com proteção UVA/UVB também são um ótimo aliado na prevenção contra o câncer de pele. Fabricados com uma tecnologia especial, estes tecidos transformam-se em camisetas, biquínis, maiôs, saídas de praia, chapéus e bonés para pessoas de todas as idades.

Tereza Amaral, que é proprietária de uma loja que comercializa peças com proteção UVA/UVB, explica que estes produtos são dotados de uma tecnologia especial, o que atrai novos consumidores. “A proteção é colocada durante a fabricação e tecelagem das peças. Neste processo são usados o dióxido de titânio, o mesmo produto usado no protetor solar, e também sais de prata, que têm a finalidade de inibir odores e a proliferação de bactérias. A cada dia, recebo novos compradores, pessoas preocupadas em se proteger do sol”, detalha.

Tereza Amaral conta que procura pelas peças aumentou

Estes produtos são facilmente encontrados no mercado, mas na hora de adquirir, os consumidores devem observar se a pessoa tem o selo da Agência Australiana de Proteção à Radiação e Segurança Nuclear (Arpansa), órgão responsável por indicar o nível de proteção das peças. “A Arpansa é quem regulamenta a fabricação dessas peças. Então, na hora de comprar, as pessoas tem que observar se a roupa vem com esse selo”, explica Tereza.

Eficácia

De acordo com a dermatologista Kátia Virgínia Machado, a eficácia destas roupas contra a radiação solar é aprovada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. “Estas roupas são os acessórios mais eficazes no sentido de combater as queimaduras pelos raios solares. Elas têm uma substância química que bloqueiam a penetração da radiação na pele”, afirma. “Quem usa uma peça dessas, pode dispensar o uso do protetor nas partes cobertas, e usar somente nas partes expostas ao sol”, completa Kátia.

Além das camisas, calças, maiôs e biquínis, é possível encontrar chapéus com proteção solar

A dermatologista Kátia Virgínia Machado explica cuidados com as peças 

Conservação

Para conservas as peças, são necessários alguns cuidados básicos. “A pessoa não deve lavar a peça com produtos químicos fortes, como água sanitária, sabão em pó e detergentes. O ideal é usar água de coco, não torcer as peças e nem passar ferro nelas”, explica.

Durabilidade

Mas apesar dos benefícios, a dermatologista explica que a durabilidade das peças tem limite. “Se a pessoa usar frequentemente, seguir os cuidados com lavagem e conservar bem, a peça dura até um ano. Depois disso, o tecido fica fino elástico, daí se recomenda o descarte”, alerta Kátia.

Por Verlane Estácio

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais