‘O Menino e o Mundo’ disputa Oscar de melhor animação

Filme selecionado pelo Programa Petrobras Cultural (Foto: Divulgação/Petrobras)

Pela quinta vez um filme patrocinado pela Petrobras vai concorrer ao Oscar. Neste domingo, 28, 'O Menino e o Mundo', do brasileiro Alê Abreu, disputa o troféu de melhor animação. O longa concorre com produções de peso como 'Divertida Mente', parceria entre Disney e Pixar, 'Shaun, o Carneiro', da Aardman, a produção japonesa 'Quando Estou com Marnie' e o americano 'Anomalisa'. A Petrobras foi a primeira empresa a entrar no projeto de 'O Menino e o Mundo', que foi selecionado pelo Programa Petrobras Cultural em 2009.

O filme inova com o uso de técnicas mistas de animação – desenhos, colagem e computação gráfica – para contar a história do menino que sai de casa em busca do pai. A saga começa quando ele deixa sua aldeia para explorar um mundo fantástico e hostil, com seres estranhos e máquinas-bichos. A animação conquistou os críticos ao retratar as questões do mundo contemporâneo pelo olhar curioso de uma criança.

'O Menino e o Mundo' já ganhou mais de 40 prêmios em festivais de cinema de todo o mundo, entre eles o troféu do júri e do público no Festival de Cinema de Annecy, na França, e do Annie Awards, em Los Angeles (EUA), na categoria melhor animação independente, dois dos mais importantes eventos voltados para animação. Este é o segundo filme do diretor Alê Abreu patrocinado pela Petrobras. Em 2006, a companhia apoiou "Garoto Cósmico", primeiro longa de animação do cineasta.

Em edições anteriores do Oscar, quatro filmes patrocinados pela Petrobras também concorreram à estatueta do Oscar. Três longas disputaram o prêmio de melhor filme estrangeiro: 'O Quatrilho' em 1996, 'O Que é Isso, Companheiro?' em 1997 e 'Lixo Extraordinário' em 2011. 'Cidade de Deus', também patrocinado pela companhia, concorreu a quatro prêmios na edição 2004: melhor diretor (Fernando Meirelles), melhor roteiro adaptado (Bráulio Mantovani), melhor fotografia (César Charlone) e melhor edição (Daniel Rezende).

Cinema de animação e a Petrobras

Desde a década de 90, a Petrobras apoia o cinema de animação brasileiro. O Anima Mundi, principal festival de animação do país e um dos maiores do mundo, tem o patrocínio da companhia desde 1997. Com o objetivo de difundir filmes de animação e contribuir para a formação de novas plateias, a Petrobras também patrocinou longas como 'Wood & Stock: Sexo, Orégano e Rock'n'Roll' (2006), de Otto Guerra, 'Brichos' (2007) e 'Brichos – A Floresta é Nossa' (2012), de Paulo Munhoz, 'Garoto Cósmico', de Alê Abreu (2007), 'O Grilo Feliz e Os Insetos Gigantes' (2009), de Walbercy Ribas e Rafael Ribas, 'Até que a Sbórnia nos Separe' (2013), de Otto Guerra e Ennio Torresan, e 'As Aventuras do Avião Vermelho' (2014), de Frederico Pinto. Outras animações ainda em produção também contam com o patrocínio da companhia: 'Piratas do Tietê', de Otto Guerra, 'Teca e Tuti', de Diego M. Doimo, 'Bob Cuspe', de Anália Tahara, 'Peixonauta – O Filme', de Kiko Mistrorigo e Célia Catunda e 'Tarsilinha', com direção de Célia Catunda e Kiko Mistrorigo.

Fonte: Assessoria de Imprensa Petrobras

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais