I Fórum de Cultura Indígena é aberto em Aracaju

Primeiro dia de programação foi marcado por palestras

Foi aberto nesta quinta-feira, 11, o I Fórum Sergipano de Cultura Indígena, realizado pela Prefeitura de Aracaju, através da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju). O evento acontece no Centro Cultural de Aracaju, com apoio a Associação Nacional de História (ANPUH/SE). O primeiro dia de programação foi marcado pelas palestras ‘Contribuição ao estudo dos índios em Sergipe', com a pesquisadora Beatriz Góis Dantas, e ‘A nação Xokó: memórias e histórias de um povo indígena de Sergipe', do embaixador da Tribo Xokó, Apolônio Xokó, além da exibição do documentário ‘Índios e Missionários no Sertão Sergipano', de direção de Edson Júnior e Renato Mariano.

Beatriz Góis é autora de diversas pesquisas sobre a cultura e o processo de colonização das principais tribos do estado. A pesquisa resultou na publicação de livros, em exposições e diversos artigos sobre os povos indígenas. Beatriz destacou a dificuldade encontrada pelos pesquisadores da área. Segundo ela, são prejudicados pelos órgãos públicos responsáveis por arquivar documentos pertencentes às tribos. "Viajei por muitas cidades do interior de Sergipe em busca de registros. O que infelizmente encontrei em muitas delas foram documentos sucateados", lamentou.

Vivências, costumes e as etapas de locomoção das tribos. Esses foram os temas abordados na palestra de Apolônio Xokó, que ficou feliz pela realização do simpósio. "Esse tipo de evento é uma grande oportunidade de desconstruir algumas premissas sobre a identidade indígena e a sua cultura. É sempre importante ratificar a nossa contribuição no processo de identidade do povo brasileiro", disse Apolônio.

Nesta sexta-feira, 12, acontece o segundo e último dia da programação do simpósio, que será composta pelas palestras "Alienação das terras indígenas em Sergipe no séc. XIX", do Pedro Abelardo de Santana, "Imagens sobre os indígenas nos livros didáticos: Possibilidades e desafios", do Kléber Rodrigues e a exibição do documentário "Índios no imaginário sergipano", de direção de Kléber Rodrigues e Diogo Monteiro. O evento acontece no Centro Cultural de Aracaju (antiga Alfândega), em frente à Praça General Valadão.

Fonte e foto: Funcaju

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais