Missa de Schumann é apresentada pela 1ª vez no Brasil

Teve a Missa em Dó menor, do compositor alemão Robert Schumann (Foto: Pritty Reis)

Públicos de diversas idades lotaram o Teatro Tobias Barreto, nesta quinta-feira, 31, para assistir a um dos mais importantes concertos da Temporada 2017 da Orquestra Sinfônica de Sergipe, sob a regência do maestro Guilherme Mannis. Com a participação do Coro Sinfônico, conduzido pelo maestro Daniel Freire, e com solos da soprano Verônica Santos, o grupo apresentou, de forma inédita no Brasil, a Missa em Dó menor, do compositor alemão Robert Schumann.

A peça, nunca antes executada no Brasil, data de 1852 e escrita em latim, demanda uma grande capacidade do Coro. “Esta é uma apresentação muito especial, pois é primeira vez que executamos no Brasil a Missa de Schumann. Os integrantes estavam com uma expectativa muito grande por ser uma peça de alta complexidade, tanto para entendimento, como para o aprendizado. O Coro vem se preparando durante todo o primeiro semestre só com esta música”, considerou o maestro Daniel Freire.

Outro ponto alto da noite foi a estreia mundial da obra Pseudodivertimento para Clarineta e Orquestra, do compositor brasileiro Roberto Macedo, apresentada pelo clarinetista sergipano José Batista Junior, radicado no Rio de Janeiro e professor da UFRJ, que foi o solista da noite. “Esta é uma oportunidade maravilhosa e um momento que marca a minha carreira. Apresentamos ao público um espetáculo de alto nível. Poder fazer desta estreia mundial com esta orquestra, da qual fiz parte em 1995, é especial demais para mim”, pontuou.

Pela segunda vez em uma apresentação da Orsse, Érica Coroa, ficou impressionada com a apresentação do Coro e da Orquestra. “Achei linda a junção dos músicos com este coro de vozes espetacular. Hoje eu vim para relaxar; a música clássica tem esse poder”, exaltou.

A Orquestra Sinfônica de Sergipe é mantida pelo Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). O próximo concerto está marcado para a quinta-feira, 14 de setembro, às 20h30, também no Teatro Tobias Barreto, com o tema “Alvorecer do Novo Mundo”, sob a regência do Maestro Assistente Daniel Nery.

Fonte: Secretaria de Estado da Cultura 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais