ESPELHO D´ÁGUA, UMA VIAGEM NO RIO SÃO FRANCISCO

(Brasil, 2004). Direção de Marcus Vinicius Cezar. Produção de Carla Camuratti. Roteiro de Cezar, Lara Francischetti e Yoya Wurch. Direção de Fotografia: José Tadeu Ribeiro. Direção de arte: Oscar Ramos. Música de João Souza Leão e Nana Vasconcelos. Livre, 120m. Companhia Produtora: Copacabana Filmes. Elenco: Fábio Assunção, Carla Regina, Aramis Trindade, Severo D´Acelino, Francisco Carvalho, Regina Dourado, Charles Paraventi, José Ricardo, Analu Tavares, Perry Salles. Gênero: Drama

Sinopse – Várias histórias tendo por pano de fundo o Rio São Francisco. Como a do velho Abel, que relembra a paixão por Sido, sua inseparável canoa de um pau só, elemento que funciona como ligação com o Brasil indígena, quando o rio era chamado de Opara. Ou a de Penha, que transmite para filhos e netos lendas e superstições.

Apreciação – Filmado em 2001, só agora alcança as telas brasileiras este “Espelho D´Água”, que, embora assinalando a estréia na direção de Marcus Vinicius Cezar, é de fato um empenho pessoal de sua produtora, a também atriz (mas não aqui) a Carla Camuratti. A idéia do projeto – no momento em que se concretizou – era contribuir para o debate então em voga, sobre a transposição ou a perenização do rio. Hoje, o presidente Lula já decidiu que vai fazer a transposição do São Francisco, não importando a sua revitalização. Enquanto obra de estreante, o filme parece interessante por tentar explorar endas e situações de um rio que atravessa cinco Estados e tem 2.863 quilômetros de extensão. Algumas seqüências do filme passam-se em territórios sergipano (Neópolis e Santana do São Francisco) e alagoano (Penedo, Piaçabuçu) e foram filmadas “in loco”.

Fique de Olho – No ator sergipano Severo D´Acelino, aquele que foi o Chico Rei da aventura de Walter Lima Junior. Ele faz o papel de Candelário, um canoeiro. O elenco tem também nomes como Regina Dourado, Perry Salles e Regina Dourado.

 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais