O Jardim dos Finzi-Contini – “Il Giardino dei Finzi-Contini” (ITA-ALE/1970)
Gênero: Drama
Direção: Vittorio de Sica
Com: Dominique Sanda, Helmut Berger, Lino Capolicchio, Romolo Valli
Idioma: Italiano
Legendas: Português
Áudio: Italiano
Tela: Widescreen
O cineasta italiano Vittorio de Sica é mais conhecido pelos filmes “Ladrões de Bicicletas” e “Umberto D”, mas “O Jardim dos Finzi-Contini”, vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro (1971) e do Urso de Ouro no Festival de Berlim merece ser descoberto.
O filme, que possui uma fotografia e um figurino deslumbrantes, conta a história da rica família judaica Finzi-Contini, que resiste o quanto pode contra o fascismo que toma conta da Itália, no final dos anos 30. Antes da drástica mudança política que ocorre no país, os herdeiros dos Finzi-Contini, Nicole ( Dominique Sanda) e Alberto ( Helmut Berger) recebiam amigos para descontraídas partidas de tênis.
Um desses jovens, Giorgio, amigo de infância de Nicole, nutre uma paixão pela moça. A princípio, ela parece corresponder a suas sutis investidas, mas à medida que o tempo passa, o espectador depara-se com uma relação ambígua entre Nicole e o seu irmão Alberto.
Se por um lado Giorgio tenta entender o que se passa na cabeça da jovem, com relação aos seus verdadeiros sentimentos, por outro, ele começa a sofrer com as leis anti-judaicas que começam a se propagar no Estado.
“O Jardim dos Finzi-Contini”, no entanto, torna-se o único símbolo de resistência usado pela jovem Nicole contra as leis anti-semitas, até que todos de sua família fossem presos. Filme sensível e obrigatório para qualquer cinéfilo!
Por Suyene Correia
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B