Os Homens Que Não Amavam As Mulheres

(The Girl with the Dragon Tattoo). EUA, Inglaterra, Suécia, Alemanha, 2011. Direção de David Fincher. Roteiro de Steven Zaillan, baseado em romance de Stieg Larsson. Produção de Cean Chaffin, Scott Rudin, Soren Staermose, Ole Sondberg. Direção de Fotografia: Jeff Cronenweth, Música de Trent Reznor e Atticus Ross. Montagem de Kirk Baxter e Angus Wall. Desenho de Produção: Donald Graham Burt. Direção de Arte: Frida Arvidsson, Linda Janson, Pernilla Olsson, Tom Reta, Kaisa Severin e Mikael Varbelvi. 158m, 16 anos. Cia. Produtora: Scott Rudin/Yellow Bird Production, para a Columbia Pictures e Metro-Goldwyn-Mayer. Distr. No Brasil: Columbia Pictures/Sony Pictures. Com Daniel Craig, Rooney Mara, Christopher Plummer, Stellan Skarsgard, Steven Berkoff, Roobin Wright, Yorick van Wageningen, Joely Richardson, Geraldine James, Goran Visnjic, Ulf Friberg e Donald Sumpter.

Gênero – Suspense/Drama

Sinopse – Mikael Blomkvist, brilhante jornalista investigativo, é contratado por um dos mais poderosos industriais da Suécia, Henrik Vanger, para tentar localizar sua sobrinha, Harriet Vanger, que quarenta anos atrás desapareceu misteriosamente da ilha em que vivia com sua rica família. Henrik acredita que ela foi assassinada e que o assassino está dentro de sua própria família. Blomkvist contrata como sua assistente a jovem Lisbeth Salander, uma jovem tatuada e cheia de piercing que é especialista em computadores. As investigações levam os dois a descobrir uma rede de assassinatos grotescos e acabam revelando o lado mais sombrio e aterrador daquela família.

Apreciação – Versão norte-americana do primeiro livro da série de três, intitulado genericamente de “Millenium”. A mesma história já chegou anteriormente ao cinema, numa versão feita para o cinema sueco e que foi muito explorada do lado de cá do mundo. A trilogia “Millenium” já vendeu até hoje mais de 50 milhões de exemplares. O seu autor é Stieg Larsson, que morreu em 2007, depois do êxito dos seus três primeiros livros – diz-se que ele programava uma sequência de seis exemplares. A direção americana ficou a cargo de David Fincher, sempre lembrado por seus filmes devastadores, como “Clube da Luta”, por exemplo. Dizem que aqui ele está mais contido. Ele preferiu mudar o final do livro nesta versão americana para surpreender o espectador. A versão sueca revelou a atriz Mooni Rapace, que não quis repetir o seu papel na versão americana. Mesmo assim já foi conquistada pelo cinema de Hollywood. A atriz estreante Rooney Mara já foi indicada candidata ao Oscar de melhor atriz por seu papel neste filme. Na Europa o filme foi lançado explorando o titulo “Millenium”, o mesmo do livro. Aqui no Brasil e nos Estados Unidos este titulo foi praticamente abandonado.

Fique de Olho – Em dois atores coadjuvantes excepcionais: Christopher Plummer e Stellan Skarsgard.

Por Ivan Valença

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais