(Star Wars Episode I The Phantom Menace). EUA, 2999. Direção e Roteiro de George Lucas. Produção de Rick McCallum. Música de John Williams. Direção de Fotografia: David Tattersall. Edição de Bem Burtt, Paul Martin Smith. Desenho de Produção: Gavin bocquet. Direção de Arte: Phil Harvey, Fred Hole, John King, Rod McLean e Peter Russell. Livre, 130m. Cia. Produtora: Lucas Film Ltd. E 20th Century Fox. Distr. No Brasil: Fox Films. Com Ewan McGregor, Liam Neeson, Natalie Portman, Jake Lloyd, Ian McDiarmid, Pernilla August, Samuel L. Jackson, Anthony Daniels, Frank Oz, Terence Stamp, Brian Blessed, Kenny Baker.
Gênero – Aventura/Ficção Cientifica
Sinopse – A maligna Federação Comercial, aliada ao Lorde Darth Sidious, bloqueia as remessas para o planeta Naboo. Para evitar a guerra, o chanceler Valorum envia dois cavaleiros Jedis, Qui Gon Jinn e Obi-Wan Kenobi, para negociar. Mas, a Federação invade Naboo assim mesmo e os Jedi são obrigados a aterrissar no planeta. Lá resgatam a Rainha Amida e seguem com destino a Coruscant, capital da República Galactica. Quando o impulsionador da nave falha eles são obrigados a procurar um novo aparelho em Tatooine onde eles acham um escravo com dons da Força, chama Anakin Skywalker.
Apreciação – A indústria de cinema de Hollywood acordou de fazer relançamentos de grandes filmes dentro do formato em 3D, em face de poucos filmes produzidos neste formato. Dentro desta estratégia está chegando ao nosso mercado a versão 3D de “Star Wars, Episódio 1”, feito em 1999. Na verdade, este foi o antepenúltimo filme da série, iniciada em 1976 com “Starwars”, conhecido aqui no Brasil como “Guerra nas Estrelas”. Quando resolveu fazer mais três filmes da série, o seu idealizador, George Lucas, renumerou-os e esta “Ameaça Fantasma” passou a ser o episódio I, mostrando como nasceram os vários personagens que perpassam todos os filmes, como Obi Wan Kenobi e Anakin Skywalker. O filme não é tão emocionante quanto os três primeiros da série, mas certamente é melhor do que os dois que se seguiram.
Fique de Olho – Em Natalie Portman. Ela tinha apena 14 anos (estreou com 12, em “O Profissional”) estava iniciando sua carreira vitoriosa e hoje é uma grande estrela.
Por Ivan Valença
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B