Menino 23

Brasil, 2015. Direção de Belisario Franca. Roteiro de Franca e Bianca Lenti. Produção de Mari Carneiro da Cunha. Direção de Fotografia: Lula Cerri, Mario Franca e Thiago Lima. Montagem de Yan Motta. Música de Armand Amar. 88m, livre.Cia. Produtora: Canal Brasil, Globo Filmes e Globo News. Distr. nos cinemas: Elo Company.

Gênero – Documentário

Sinopse – Uma construção com tijolos marcados pela suástica revelam um fato assustador: uma fazenda que abrigou 50 meninos negros de um orfanato do Rio de Janeiro, em 1930. Lá, eles eram identificados por números e trabalham como escravos. Uma conversa com três destes menininhos, sendo um deles o número 23, revela a realidade que viveram na época.

Apreciação – Este documentário traz a lume situações praticamente desconhecidas no país: o tratamento escravagistas que era dado à crianças abrigadas numa fazenda cujo proprietário era homem dos mais abastados do interior de São Paulo. O filme é uma realidade cruel acobertada pelos governos da época. O diretor Belisário Franca localizou dois desses meninos, hoje idosos com mais de 90 anos, e procurou ouvi-los em depoimentos de cortar o coração. A força do documentário servindo à História como força de denuncia.

Fique de Olho – Nos depoimentos de Aloisio Silva e Argemiro Santos dois dos inúmeros garotos que viveram como escravos.

http://www.youtube.com/embed/4wmraawmw38″>

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais