Deborah Colker apresenta “Tatyana”

Espetáculo é baseado em clássico da literatura universal (Foto: Divulgação)

O mais novo trabalho da Companhia de Dança Deborah Colker, 'Tatyana', será apresentado em Aracaju no dia 10 de agosto, às 21h, no Teatro Tobias Barreto. O espetáculo foi buscar inspiração em um clássico da literatura universal. 'Tatyana' leva aos palcos os personagens do romance em versos 'Evguêni Oniéguin', de Púchkin.

A trama é aparentemente simples: Oniéguin é um jovem abastado, cosmopolita e entediado, que abandona as diversões da cidade grande para se refugiar na propriedade rural herdada do tio. Lá, conhece o jovem poeta Lenski, noivo de Olga Lárina, a cuja irmã mais velha, a contemplativa Tatyana, é apresentado. Seguem-se a declaração de amor da moça, sua rejeição por Oniéguin, um duelo fatal entre os amigos e um doloroso reencontro do casal, quando o passar dos anos operou neles transformações profundas e decisivas.

Para expressar a força poética e a magia do romance, a Companhia de Dança Deborah Colker, uma das mais importantes do país, leva ao palco o próprio Púchkin, interagindo com as ações, desejos, pensamentos e modificações dos quatro protagonistas de sua obra-prima. Trata-se, afinal, de um espetáculo de balé contemporâneo, interessado antes em traduzir sentimentos do que em traduzir uma narrativa.

Embora o livro tenha sido escrito e ambientado na Rússia do começo do século XIX, uma das razões de seu perene vigor e atualidade é transcender as barreiras de tempo e espaço – virtude que é reforçada neste espetáculo. Assim, não veremos no palco os estereótipos russos das balalaicas e matriochkas: o cenário é constituído de uma grande árvore metálica, em torno da qual e em cujos ramos Púchkin e seus personagens desenvolvem seus sonhos, angústias e quereres.

Tampouco os figurinos pertencem a este ou aquele local ou período, servindo para caracterizar inequivocamente cada personagem com uma mistura de elementos 'atuais' e 'de época'. E, analogamente, a trilha sonora, embora seja marcada pela predominância de compositores russos, faz coexistirem autores de diversos períodos, do romantismo de Tchaikovski ao modernismo de Stravinski – e as partituras desses grandes mestres do passado, por seu turno, passa pelo filtro contemporâneo das colagens e remixagens de Berna Ceppas.

Desse cruzamento de linguagens, estéticas e referências, baseado em um estudo aprofundado da obra-prima de Púchkin, surgiu um espetáculo vibrante e atual, que enfrenta o desafio de exprimir sem palavras o sublime contido nos versos de um clássico da literatura. Os ingresso ainda não têm o valor divulgado, mas serão vendidos na bilheteria do teatro.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais