Os registros ficarão disponíveis até dia 25 no Centro Cultural |
Desde setembro, o Coletivo Sala de Reboco trabalha em parceria com o Instituto Pedagógico de Apoio à Educação do Surdo de Sergipe (Ipaese), capacitando em fotografia 11 jovens surdos. Depois de oito meses de aprendizado, contato e olhar atento sobre o outro, esse processo será materializado na exposição intitulada 'Fotosentido', que terá abertura na próxima quarta-feira, 9 de maio, no Centro Cultural de Aracaju, às 19h.
Fruto de uma construção coletiva, a exposição só se tornou uma realidade após o lançamento de uma campanha de financiamento coletivo, lançada na plataforma Catarse, na qual o público foi peça-chave para a viabilização do evento. Os registros ficarão disponíveis para apreciação no local até o próximo dia 25.
Com o projeto voltado para a capacitação desses jovens, o Coletivo Sala de Reboco teve como objetivo fomentar uma comunicação mais democrática e inclusiva, abordando essa atividade enquanto mecanismo de percepção e leitura do mundo. Na ocasião, cada aluna e aluno também receberá seu certificado de conclusão de curso.
O coletivo
Formado em 2014 e composto pelos estudantes de jornalismo Caroline Matos, Clara Dias, Elisa Lemos, Dayanne Carvalho, Juliana Teixeira e Rafael Amorim, da Universidade Federal de Sergipe, o Sala de Reboco é um coletivo de jornalismo independente que trabalha com pautas de imersão por meio de uma linguagem sensível, evidenciando em seus trabalhos grupos e causas de pessoas comumente invisibilizadas pela sociedade. Os trabalhos, que são produzidos durante meses de apuração e aproximação com as fontes, visam debater temas sociais amplos a partir das histórias de vida.
Serviço
O quê: abertura da exposição fotográfica FOTOSENTIDO
Quando: 9 de maio
Horário: 19h
Onde: Centro Cultural de Aracaju, praça General Valadão, Centro
Fonte e foto: Coletivo Sala de Reboco