Fim de uma era na política brasileira? Ou fichas sujas continuarão?

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Em todo o país, vários analistas políticos dizem que as eleições 2018 será o fim de uma era na política brasileira. Que a insatisfação generalizada vai produzir um resultado nunca visto nas urnas, mandando para casa os corruptos e fichas sujas.

Será verdade? Será que a maioria do eleitorado não vai se deixar levar pela compra do voto ou pelo lema já conhecido de todos do “rouba, mas faz”?  Até aplicativo com detector de corrupção já foi criado e viralizou por todo o país.

É um momento delicado. O presidente Temer em discurso esta semana deixou claro que a Reforma da Previdência será votada este ano após as eleições. Ou seja, o adiamento foi para os aliados de Temer em todo o país não sofrerem desgaste antes da eleição. Ou seja, depois de outubro, a Reforma da Previdência será aprovada.

A insatisfação é grande em todo o país e os níveis de rejeição de vários políticos, não só péssimos gestores, mas envolvidos em corrupção, são altíssimos.

Será que o eleitor saberá diferenciar chapa majoritária de uma formação de quadrilha? Será o fim de uma era política ou a continuidade dos fichas sujas?

Quem assumirá a saúde estadual? E o ex-governador Jackson Barreto continua procurando um substituto para Almeida Lima no comando da saúde. Como o blog divulgou ontem,17, dois médicos foram convidados por Jackson que continua mandando. Ontem aconteceu a reunião do Conselho Curador da Fundação Hospitalar de Saúde, que tratou da posse do secretário interino para presidir o conselho e a substituição do diretor geral da FHS. Ou seja, quem aceitar o cargo de secretário será uma verdadeira “rainha da Inglaterra”, apenas farão cerimonial para a imprensa e nada mais.

DNIT descumpre o prazo de 120 dias fixado pela Justiça Federal em Sergipe para conclusão das obras da BR-101-SE, no trecho  entre Pedra Branca e Maruim Em 15 de janeiro deste ano a Justiça Federal em Sergipe, através da  juíza da 1ª Vara, Telma Maria Santos Machado, proferiu sentença nos autos da Ação Popular determinando que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) concluí-se em 120 dias as obras de duplicação da BR-101, no trecho entre Pedra Branca, no município de Laranjeiras (SE), e Maruim (SE). O prazo acabou e o DNIT não cumpriu. E agora? A Justiça Federal punirá quem?

Usina Campo Lindo mais processos E o blog foi informado que o processo da Usina Campo Lindo em Capela, onde trabalhadores ainda esperam as indenizações continua polêmico. Agora o irmão do falecido dono entrou com ação trabalhista cobrando direitos não pagos a ele. O tio cobrando da cunhada e sobrinhas.

Aliados de Amorim não engoliram apoio de afilhado de André, vereador Thiaguinho a Belivaldo Chagas E o anúncio, pelo vereador de Aracaju, Thiaguinho Batalha, que apoiará Belivaldo Chagas para o governo do Estado desagradou muitos aliados de Eduardo Amorim. O problema maior é que Thiaguinho é afilhado e braço direito de André Moura.

FSF, eleição será antecipada E o presidente da Federação Sergipana de Futebol resolveu seguir a moda. A eleição que seria para 2020 será antecipada para 05 de junho. Advinhe quem será o candidato?

Correios: empregados de empresa terceirizada sem receber Uma empresa que presta serviço aos Correios em Laranjeiras, a Nitek,  está 12 dias de atraso nos salários dos empregados e 17 dias no vale-transporte. Não vem efetuando o pagamento aos funcionários responsáveis pelo cadastro e entrega das antenas digitais. Quando os funcionários não dispõem de renda para o deslocamento a empresa encerra o vínculo. Vai parar na Justiça do Trabalho.

Sobre o Teatro Tobias Barreto, esclarecimento SecultResposta do secretário de Estado Joao Gama às notas veiculadas neste espaço “A venda dos ingressos é de inteira responsabilidade dos produtores culturais que locam o espaço para realização dos seus espetáculos. A receita gerada com o espaço cultural é proveniente dos aluguéis desses espaços, receita essa que ao ser recebida pelo Estado é destinada ao Fundo de Desenvolvimento Cultural e Artístico (Funcart). O fundo é fiscalizado pelos órgãos reguladores como o Tribunal de Contas do Estado, além do Conselho Estadual de Cultura, que aprova o uso dos recursos do fundo para a realização de diversas atividades culturais realizadas pela pasta, a exemplo do Festival Sergipano de Artes Cênicas, que aconteceu durante os meses de março e abril.”

Sobre o Teatro Tobias Barreto, esclarecimento Secult. Resposta do secretário de Estado Joao Gama às notas veiculadas neste espaço II Com relação à segurança do espaço, o Corpo de Bombeiros mantém rigorosa vigilância, e o Governo do Estado está finalizando a obra de adequação do sistema de prevenção e combate a incêndio do teatro. Além disso, é importante ressaltar que assim como o Arquivo Público de Sergipe, que está com a obra de reforma em plena execução por meio do acordo sociocultural firmado entre Governo do Estado e as Centrais Elétricas de Sergipe (Celse), o Teatro Tobias Barreto também passará por uma ampla reforma. A previsão é que os serviços iniciem ainda este ano. Ao todo a empresa investirá cerca de R$ 15 milhões na reforma dos espaços culturais, que contemplará também a Biblioteca Pública Epifânio Dória.

Congresso Estadual da Articulação Unidade na Luta Começa hoje, 18, o Congresso Estadual da Articulação Unidade na Luta/CNB Sergipe. O evento começa a partir das 18h, no Sindicato dos Bancários, em Aracaju, e contará com a presença do vice-presidente da executiva nacional do PT, Márcio Macêdo, deputado federal José Guimarães (PT-CE), senador Humberto Costa (PT-SE) e o presidente nacional da CUT, Vagner Freitas. As atividades serão finalizadas no sábado, dia 19.

Presenças Na oportunidade, estarão presentes para abertura política do congresso, na sexta-feira, o deputado federal José Guimarães (PT-CE), líder da oposição na Câmara de Deputados; o senador Humberto Costa (PT-SP), líder da oposição no Senado Federal; Vagner Freitas, presidente nacional da CUT; deputado federal Paulão (PT-AL), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Federal; deputado federal Assis Carvalho (PT-PI), além de lideranças do Estado.

Mesa de Debate Enquanto isso, no sábado, dia 19, vai ocorrer uma mesa de debate sobre conjuntura nacional e estadual, com o sociólogo Emir Sader e o economista Ricardo Lacerda. Logo em seguida, será o momento para discutir as eleições de 2018 com a presença de Márcio Macêdo e Conceição Vieira, atual secretária da Casa Civil do Governo de Sergipe. “Seguindo de debates em grupo e plenária final para discussão e aprovação de documento programático e da nossa pré-candidatura a deputado federal”, expôs Márcio Macêdo.

Entrevista Em entrevista ontem, 17, na MIX FM, a Gilmar Carvalho, o senador Antônio Carlos Valadares (PSB) voltou a dizer que ainda não definiu se será ou não candidato ao Senado: "no PSB, a prioridade é eleger Valadares Filho governador; no governo, é eleger Jackson Barreto e do outro lado a prioridade é eleger André Moura para o Senado".

Primeira via Na entrevista, Valadares disse que a Fundação Otávio Mangabeira está estudando alternativas para oferecer a Valadares Filho solução "para tirar Sergipe da crise". Segundo Valadares, o PSB está construindo "a primeira via", e não uma terceira. Valadares também declarou que: “A  possibilidade de Valadares Filho desistir de ser candidato a governador é zero. Valadares Filho recuar é melhor deixar a política e nós voltarmos pra casa".

Audiência Pública que debaterá a LDO Na última audiência pública realizada para discutir a LOA, por falta de divulgação, a participação popular foi pequena. Após a convocação feita pela Administração Municipal de Aracaju para a realização de Audiência Pública com o objetivo de apresentar e discutir o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2019, o vereador Iran Barbosa (PT) convidou toda a população para acompanhar e participar.

Auditório da PMA A audiência pública será realizada no próximo dia 28 de maio, a partir das 15h, no auditório da Prefeitura Municipal de Aracaju, localizado no Centro Administrativo Professor Aloísio Campos, rua Frei Luiz Canolo de Noronha, nº 42, Conjunto Costa e Silva.

Convocação No Parlamento Municipal ontem, 17, nesta quinta-feira, 17, Iran divulgou o edital de convocação publicado no Diário Oficial do Município do último dia 11 de maio e destacou a importância da realização da audiência, que, além de atender à determinação legal, é um momento de a população interferir na definição das Diretrizes que estabelecerão as prioridades de investimentos para o Orçamento do próximo ano. “Foi publicado no Diário Oficial um edital de convocação de audiência pública, por iniciativa do Poder Executivo, com a finalidade de apresentar, dialogar e elaborar a proposta da Lei Diretrizes Orçamentárias para o exercício de 2019”, disse.

Cadastramento de carroceiros A partir das 8h de hoje, 18, a Prefeitura de Aracaju fará o cadastramento de carroceiros que circulam pelas ruas e avenidas da cidade. Os condutores de veículos de tração animal devem comparecer à Unidade de Qualificação Profissional do conjunto Jardim Esperança, bairro Inácio Barbosa.

Coordenação O processo também acontecerá no sábado, 19, e está sendo coordenado pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) em parceria com a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb). O objetivo é organizar a circulação de carroças pela capital, além de combater os maus tratos a animais e o descarte irregular de resíduos sólidos.

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

Atraso estagiários da Cohidro: pagamento realizados na quarta-feira Da ascom/Cohidro: “Em função de oferecer a justa resposta à nota publicada em Vossa coluna desta quinta-feira (17), intitulada de ‘Atraso estagiários da Cohidro’, a Cohidro esclarece que todos os processos de pagamentos aos estagiários, tanto da Bolsa-Auxílio quanto do Vale Transporte, estavam prontos e lançados ao sistema integrado de pagamentos desde antes do dia 10 de maio, ficando assim somente aguardando o repasse dos recursos para efetivá-los. Em função dos ajustes orçamentários que estão sendo executados pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), ocorreu um pequeno atraso no repasse orçamentário à Cohidro, para que a empresa pudesse quitar estas obrigações para com os seus estagiários. O que foi totalmente resolvido ontem (16), tendo sido pagos tanto bolsa quanto os vales, de toda esta classe de colaboradores.”

Delegado lançará pré-candidatura ao Senado Convite do delegado Alessandro Vieira pelo zap: Toda caminhada, por mais longa que seja, começa em algum lugar. E todo começo é mais fácil se estamos cercados por aqueles que apostam no nosso sucesso. Renovar a política brasileira é uma tarefa de todos. A sua contribuição é essencial para a mudança. No dia 21/05 as 19h no CDL vamos conversar sobre Sergipe, sobre o Brasil e sobre 

Árvores da Praça Florival Brito necessitando de podagem. 

a minha pré-candidatura ao Senado.”

Poda de árvores na Praça Florival Brito, no Bairro Farolândia Alguns moradores da área da Praça Florival Britto, no Bairro Farolândia em Aracaju já ligaram para a ouvidoria da Emsurb (3021 – 9908) pedindo a poda de diversas árvores do local. Enviaram até protocolo (15787) e até o momento nenhuma providência foi tomada.                                          

Carro da Prefeitura à disposição 24 horas Pelo zap: “O secretário municipal de Assistência Social de Simão Dias, um  vereador licenciado, utiliza-se do veículo da secretaria, praticamente, 24 horas por dia, mas não é trabalhando para o município. O que se vê, é o secretário marcando exames, levando eleitores para atendimento médico em Aracaju e Lagarto. Flávio pratica crime quando se utiliza de veículo público e combustível para atender suas próprias demandas. Já tem mais de 10 dias que ele não aparece nem na secretaria e eu que sou servidor público fico só assistindo de camarote. O prefeito diz o que sobre isso? Absolutamente nada!”

PELO E-MAIL E FACEBOOK

ESPECIAL – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

O Ministério Público de Sergipe, através da Escola Superior e do Centro de Apoio Operacional da Infância e da Adolescência, realizará no dia 18 de

 maio Seminário alusivo ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O evento ocorrerá a partir das 9h, na sede do MP, e é destinado aos membros, servidores e sociedade civil organizada que atua na defesa das crianças e adolescentes.

Por que 18 de maio? Nessa data, em 1973, uma menina de oito anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada por jovens de classe média alta, no estado do Espírito Santo. O corpo, carbonizado, apareceu somente seis dias depois e os seus agressores nunca foram punidos. A partir da aprovação da Lei Federal nº. 9.970 de 2000, o dia 18 de maio ficou estabelecido como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”.

Disque 100 De acordo com a Ouvidoria Nacional do Ministério dos Direitos Humanos, apenas em 2017, o disque 100, principal meio para comunicar violações de direitos humanos no País, recebeu mais de 84 mil denúncias de violações contra crianças e adolescentes, número 10% maior que o registrado em 2016. Esses números revelam a importância da data e de ações que assegurem os direitos constitucionais às crianças e adolescentes. Para isso, o Ministério Público de Sergipe promove anualmente o Seminário 18 de maio.

Programação A abertura do evento será realizada pelo Grupo “da quebrada para o mundo”, que apresentará a peça “as aventuras de Pedrinho no reino mágico da liberdade”. Em seguida, o Doutor em Ciência Política, Anderson Rafael, ministrará uma palestra com o tema “O desafio das políticas públicas para o enfrentamento da violência sexual de crianças e adolescentes”. Logo após, a Especialista em Direitos Sociais e Direito Público da Criança e do Adolescente, Glícia Salmeron, vai falar sobre “escuta de crianças e adolescentes vítimas de violência e a Lei nº 13.431/2017”. Para encerrar as atividades do seminário, será realizado um debate entre os palestrantes e membros da mesa com o público.

PELO TWITTER

www.twitter.com/_wagnerlemos Juro que gostariam que se ativessem ao fato de que os contribuintes foram espoliados pelo aumento injusto. Se 

Colégio Estadual Edélzio  Vieira de  Melo em Capela é um exemplo de interação entre professores e alunos. O projeto “Horta Escolar Mãos que Plantam Mãos que Cuidam!” é sucesso total. Um belo exemplo a ser seguido. Detalhes: tudo orgânico. 

hoje a Justiça considera que houve arrecadação indevida, por que o cidadão não seria ressarcido? (Sobre IPTU Aracaju).

www.twitter.com/andretrig Na convivência, o tempo não importa. Se for um minuto, uma hora, uma vida. O que importa é o que ficou deste minuto, desta hora, desta vida. (Mario Quintana).

www.twitter.com/RicMarquesTV Amigos o Hemose está precisando de doação de sangue. Dedique um pouquinho do seu tempo a salvar vidas! É um ato bem simples e essencial! #RM

www.twitter.com/UsielRios Para pensar em sucesso na eleição de outubro, só com a compraria desembalada, os chegados, líderes e integrantes da 'bancada' do Temer, ilegítimo e inimigo dos trabalhadores (as), para dar algum alento. E haja emenda! E o país se afundando na dívida pública.

Siga Blog Cláudio Nunes:

https://www.instagram.com/blog_claudio_nunes/

https://www.facebook.com/blogclaudionunes/

Frase do Dia
“Uma eleição é feita para corrigir o erro da eleição anterior, mesmo que o agrave.” Carlos Drummond de Andrade.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais