Médico esclarece dúvidas sobre a menstruação

Ginecologista tira algumas dúvidas sobre o assunto (Foto: Portal Infonet)

A menstruação, processo tão comum na vida das mulheres, ainda é um tema cercado de mitos e dúvidas. Muitas vezes por vergonha, pacientes deixam de questionar seus médicos sobre o assunto. Por isso, o Portal Infonet consultou o ginecologista George Macedo e perguntou sobre algumas interrogações que pairam na mente feminina. Confira!

Portal Infonet – O que é a menstruação?

George Macedo – A menstruação é um processo fisiológico do organismo da mulher. Desde a primeira menstruação – chamada de menarca – o organismo se prepara para que a mulher possa conceber [engravidar]. Esse processo ocorre durante a puberdade, por volta dos 12 anos. Algumas mulheres antecipam um pouco e outras demoram mais. Nesse processo, o endométrio é preparado para gravidez. Não tendo a gravidez, ele desmancha e ocorre a menstruação.

Infonet – Todas as mulheres sentem cólica?

GM – Nem todas. As cólicas suportáveis são naturais da menstruação. Entretanto, é necessário tratar uma patologia chamada endometriose, que acomete entre 10% e 15% das mulheres e é caracterizada por dores fortes. “Quando ela não é descoberta no começo, a mulher sofre dores insuportáveis e a chance de desenvolver infertilidade é muito grande. Mas há tratamento para a endometriose, podendo ser evitada, se descoberta no início, ou mesmo tratada.

Infonet – É possível engravidar menstruada?

GM – Não. Mulheres menstruadas não engravidam porque o óvulo da mulher só permanece vivo para ser concebido durante 24h, durante o período fértil.

Infonet – Grávidas menstruam?

GM – Não. A gravidez é caracterizada por uma ausência de menstruação. A mulher grávida pode ter perda líquido e sangue, natural no primeiro trimestre da gravidez, mas isso não caracteriza uma menstruação. Um profissional vai orientar a paciente sobre como proceder em relação a esse sangramento.

Cada mulher tem um ciclo menstrual, explica o médico (Foto: Freepik)

Infonet  – Mulheres com muita convivência menstruam simultaneamente?

GM – Cada mulher tem um ciclo natural. O que pode influenciar a menstruação [fora do ciclo] é o sistema nervoso, caso a mulher tenha alteração nas emoções. Uma contrariedade, por exemplo, faz com que o sistema nervoso capte essa emoção, estimule o hipotálamo, que por sua vez estimula a hipófise, e em consequência, os ovários, e aí acontece a menstruação.

Infonet – Absorventes internos são proibidos para mulheres virgens?

GM – Não porque eles não chegam a rompar o hímen. Mas só devem ser usados em casos de necessidade.

Infonet – É errado praticar exercícios físicos durante a menstruação?

GM – Não, de forma alguma.

Infonet – As relações sexuais são mais prazerosas durante a menstruação?

GM – Não. O período que a mulher tem mais vontade de fazer sexo é durante o período fértil, quando a menstruação já passou e ela está ovulando.

Infonet – Ter relações sexuais nesse período aumenta o risco de contrair doenças sexualmente transmissíveis (DST’s)?

Sim. No período menstrual, o cólo do útero se abre para que a menstruação aconteça. Assim, o contato durante a relação sexual pode ocasionar DSTs mais facilmente.

O médico ainda reforçou sobre a importância da educação sexual em escolas e sobre a importância de cada indivíduo conhecer seu próprio corpo na busca por entender como ele funciona. “Estamos carentes de educadores que falem sobre sexualidade, que é um assunto muito importante na vida de cada pessoa para que não aconteçam problemas dentro da sua vida em sociedade”, finalizou.

por Jéssica França

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais