Defesa Civil alerta para ventos fortes

O coordenador da Defesa Civil, Adalberto Figueiredo, alertou a população para a ocorrência de ventos de mais de 100km/h em Sergipe. Além dos ventos, é possível que as chuvas cheguem ao Estado juntamente com trovoadas.

 

De acordo com o coordenador, é importante que a população se afaste dos pontos de risco para evitar acidentes graves. “Com os ventos fortes e chuvas previstas, é possível que árvores e a rede elétrica tombem, causando acidentes”, explicou Aldalberto.

 

Segundo o coordenador, fortes indícios mostram que o clima no Estado pode se modificar entre os meses de janeiro e março. Um deles é a ocorrência de chuvas em pontos do alto sertão e no município de Canindé do São Francisco.

 

A principal preocupação da Defesa Civil é com as encostas dos morros habitados e com os edifícios com mais de 10 pavimentos: “Aracaju é uma cidade muito verticalizada, com antenas parabólicas no topo de edifícios. Uma antena que cai pode causar estragos”, disse.

 

Para Figueiredo, é importante que as pessoas se mantenham atentas a estalos e ruídos nos telhados ou na estrutura das casas. Também devem ser observadas as rachaduras. “Ao primeiro sinal de ruídos e estalos no telhado, o morador deve sair imediatamente da casa”, finalizou.

 

 

O que os ventos fortes podem causar?

 

·         Ventos transversais nas estradas podem desequilibrar os carros que trafegam em alta velocidade. Para reduzir a ação do vento, mantenha o volante firme, reduza a velocidade e deixe os vidros abertos;

·         Destelhamento de casas e edifícios;

·         Derrubar árvores, postes, antenas, outdoors etc.;

·         Curtos circuitos na rede elétrica e quedas de energia. É importante desligar da tomada aparelhos elétricos muito caros para evitar prejuízos;

·         Danos à vegetação e a plantações.

 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais