Comissão de Lagarto é recebida por Georlize Teles

Comissão reunida com a secretária
Hoje pela manhã, uma comissão formada por representantes de associações, comerciantes e cidadãos de Lagarto dirigiu-se a Aracaju com o intuito de conversar com a secretária de Estado da Segurança Pública, Georlize Teles, a respeito da segurança no município. A comissão foi recebida pela secretária, por volta das 10 horas, na sala de reuniões da Superintendência da Polícia Civil, anexa ao prédio da Secretaria de Segurança Pública.

A reunião, que contou ainda com a presença do superintendente da Polícia Civil, Paulo Ferreira, e do coordenador da Polícia Militar, coronel José Péricles Menezes de Oliveira, foi marcada pelo pedido de um maior

Georlize Teles, coronel José Péricles e Paulo Ferreira
efetivo policial em Lagarto, bem como um melhor aparato técnico, como armas, viaturas e condições de trabalho para os policiais que atuam no município. Um documento com as reivindicações da comissão foi entregue à secretária que se comprometeu a analisar o documento e as possibilidades de atender às solicitações.

No encontro, o primeiro a falar foi Rafael Vieira Filho, representante da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL). Ele fez questão de ressaltar que sabe das dificuldades que o Estado tem para atender a todas as reivindicações do município, mas que a população não podia ser penalizada por isso. “Estado tem que cumprir o seu papel. A polícia de Lagarto carece de material

Representante da CDL de Lagarto
humano e técnico”, disse Vieira, lembrando ainda que, cerca de 15 dias atrás, antes do assalto à agência do Banco do Brasil, representantes de alguns setores do município já pensavam em solicitar uma reunião para discutir a segurança pública em Lagarto.

O representante da CDL do município destacou ainda que as solicitações que constam no documento entregue não se tratam de pontos para negociações. “Estamos pedindo o que a população precisa. Não estamos colocando coisas a mais para negociar. Esses pontos são as nossas necessidades. Diante do que aconteceu em Lagarto, gostaria que a senhora estudasse com carinho. Sei que a doutora cuida da SSP com muito zelo e solicitamos que faça o mesmo pela nossa cidade”, concluiu Vieira.

Em seguida, uma série de falas se sucederam. Todas elas solicitando que a secretária atendesse às reivindicações e lembrando que não é apenas a cidade de Lagarto que necessita de segurança, mas também os povoados que fazem parte do município. Nesse sentido, o representante do Conselho da Zona Rural de Lagarto, Antônio Joaquim Santana, primeiramente

Antônio Santana
agradeceu a atitude de Georlize de ter recebido a comissão e em seguida destacou a atitude dos policiais. “Mesmo com aquela situação, os policiais do município não correram. Lagarto tem homens capazes de enfrentar bandidos, mas eles precisam de um melhor equipamento e de mais policiais”, destacou Santana.

Antônio Santana declarou ainda que estava ali para cobrar em nome dos cidadãos que pagam seus impostos e que elegem os políticos. “De quem vamos cobrar? Tem que ser dos políticos e dos secretários eleitos por nós, pois vocês só estão onde estão porque nós votamos”, lembrou o representante da zona rural, que fez ainda questão de destacar que por outro lado a população também tem o dever de ajudar a policia. “Não é só cobrar, mas ajudar também. Nós do conselho dissemos à polícia que não podíamos mantê-la, mas que podíamos ajudar, por exemplo pagando o conserto da viatura caso quebrasse. As outras coisas eu tenho certeza que a SSP e o governo têm condições de atender como a alimentação e o combustível”, finalizou Antônio Joaquim Santana.

Já no final da reunião, antes de comentar as falas e o

Dejaniro Jonas
documento, a secretária Georlize passou a palavra para Dejaniro Jonas, promotor da 1ª vara criminal de Lagarto. Ele destacou que o município tem peculiaridades, tais quais, o fato de Lagarto ser o segundo maior município de Sergipe, ter mais de 100 mil habitantes, além de exercer influência numa área que abriga mais de 300 mil pessoas e, principalmente o fato de ser cortado por várias rodovias asfaltadas que levam às fronteiras do Estado e que não possuem nenhuma fiscalização policial.

“A população está aflita com os últimos acontecimentos. Eu estava em Brasília e recebi vários telefonemas relatando o acontecido. O município está precisando que o Estado olhe para isso, para essas questões, para que possa ser feita uma melhor distribuição do policiamento”, destacou o promotor, solicitando à secretária e aos comandantes das Polícias Militar e Civil que façam um estudo sobre as especificidades do município, com o objetivo de melhor distribuir o efetivo policial. Dejaniro Jonas disse ainda que acredita que Lagarto já comporta a instalação de uma outra delegacia, para melhor atender não só o município, mas também a região.

Georlize recebe documento da comissão
Depois de ouvir atentamente às palavras dos presentes, a secretária de Segurança Pública fez questão de ressaltar que estava muito satisfeita de receber pessoas da comunidade que estão preocupadas em discutir a segurança pública. “Lagarto está de parabéns por ter conseguido trazer aqui uma comissão tão plural”, comentou Georlize. A secretária continuou informando que desde que assumiu a SSP, há dois meses, tem tomado providências quanto a segurança pública no município. “Lagarto foi a primeira cidade que visitamos e fomos aos órgãos de segurança fazer um levantamento da situação. Na oportunidade, o coronel Jackson me relatava os problemas do batalhão e nós então começamos a conversar e a liberar policiais que estavam lotados em áreas mais administrativas para que eles pudessem cumprir a atividade fim de suas profissões”, disse a secretária.

Georlize declarou ainda que lamenta muito a morte dos dois

Documento com as reivindicações
irmãos, ocorrida durante o assalto à agência do Banco do Brasil, na semana passada. Ela destacou que o município não se deixou abater e que infelizmente a sensação de insegurança que se interiorizou em cada cidadão vai precisar ser trabalhada. Georlize chamou a atenção para o fato de que as coisas não devem ser ditas com o objetivo de fragilizar a polícia e que o município não deve se sentir acuado. “Muito pelo contrário, pois foi na cidade de Lagarto que se desarticulou a maior quadrilha de assalto a banco do Norte e Nordeste brasileiro”, lembrou a secretária, destacando ainda que o mapeamento sugerido pelo promotor já está sendo feito e que uma redistribuição do efetivo policial vai ser realizada a partir dele.

Por fim, a secretária reconheceu as dificuldades que a segurança pública do Estado tem, mas fez questão de ressaltar que o Governo de Sergipe está se empenhando ao máximo para atender à população e melhorar as condições de ação da polícia. Ela lembrou do concurso público para a PM que está sendo realizado e apresentou dados estatísticos sobre a situação criminal do município nos quais consta a diminuição de crimes cometidos em alguma áreas como tentativa de homicídio que segundo a secretária caiu 66% comparado ao ano

Documento com as reivindicações
passado. “Não estamos aqui para maquiar as coisas. Os índices em algumas áreas subiram, mas em muitas delas conseguimos diminuir o índice de criminalidade”, informou Georlize.

A secretária acrescentou ainda que mais oito homens estão sendo enviados para o município e que a Secretaria de Estado da Segurança Pública tem compromisso com o povo de Lagarto e com Sergipe. “Cada um de nós no comando da SSP vivemos segurança pública. Não fazemos nosso trabalho para agradar ou fazer média com ninguém, mas sim porque acreditamos. Mas eu não vou, de forma irresponsável, dizer para vocês que vamos tomar medidas de impacto em Lagarto, pois eu não posso garantir isso. O que posso dizer é que oito homens já estão liberados para fazer o policiamento no município e que vamos fazer um estudo com relação ao efetivo policial para que se possa redistribuir os policiais de forma lógica”, concluiu a secretária, informando que mais um dos homens da quadrilha de Francismar Carneiro foi capturado pela polícia.

 

 

Confira a seguir o documento com o levatamento do efetivo policial do município de Lagarto:

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais