Uma parceria foi feita entre a Seppir – Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial e o Ministério do Desenvolvimento Agrário. O acordo permitiu o lançamento do Programa “Terra Negra” que garantirá financiamento para a compra de imóveis rurais a jovens negros do meio rural com idade entre 18 a 28 anos. Segundo a vereadora Conceição Vieira, a iniciativa é inédita no país e considerada pelo Governo Federal como a primeira política pública do gênero desde a abolição da escravatura, em 1888.
A linha de crédito tem juros subsidiados. As pessoas interessadas devem procurar representantes dos sindicatos de trabalhadores rurais ou das secretarias de agricultura. “Para serem atendidos, os interessados devem se reorganizar em grupos, identificar uma área rural e montar um projeto produtivo”, explica Conceição.
A primeira área a ser entregue será a fazenda dois irmãos, com 460 hectares, no município de Guimarães, no Maranhão. Os beneficiados são 26 jovens que formam o Clube Juventude Caminho Aberto. Cada um deles receberá R$ 13 mil para investir na terra, totalizando um recurso de R$ 340 mil.
O Programa Terra Negra deverá atender entre 3 milhões a 5 milhões de negros não quilombolas que vivem no campo e não trabalham na própria terra, em oito estados, principalmente Piauí, Ro Grande do Norte, Bahia, Santa Catarina, Maranhão, Paraná, Rio Grande do Sul e Pernambuco.