Semestres mais curtos nas universidades federais

Em 2006,o semestre letivo nas universidades federais será menor, devido a greve, que chegou a ter 112 dias – maior paralisação dos últimos 25 anos. A greve alterou o calendário das instituições federais de ensino superior. Portanto, um semestre deverá durar três meses, em média, já que será recuperado o segundo semestre do ano passado. A previsão é para que, nas universidades que aderiram à greve, haja três semestres em um ano. Mas expectativa é que a maioria termine o segundo semestre do ano passado entre março e abril. E aí vai começar o primeiro semestre deste ano. Dificilmente, antes de abril comece o primeiro semestre deste ano.

Um exemplo é o da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). A instituição retoma as aulas, interrompidas no dia 30 de agosto do ano passado, no dia 16 deste mês. O mesmo caso com a Universidade Federal de Sergipe. Com isso, a previsão é que, até o final de abril, os estudantes completem os cem dias letivos necessários para a conclusão das aulas. E então, em junho, começar o calendário de 2006. O primeiro semestre termina em outubro e o segundo, em janeiro do ano que vem.

Já na Universidade Federal de Alagoas as aulas começaram no último dia 2 e terminam no dia 25 de março. Para isso,  os estudantes terão aulas aos sábados. Com essa medida, será possível iniciar o 1º semestre de 2006 no dia 17 de abril.

A Universidade de Brasília reiniciou o segundo semestre de 2005 no dia 3 de janeiro. A paralisação modificou o calendário inicial e compactou as aulas. Com isso, as matérias iniciadas em 2005 só terminarão bem depois do Carnaval, no dia 27 de março. Já os dois semestres ficarão comprimidos entre os dias 17 de abril e 5 de agosto e 28 de agosto e 19 de dezembro.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais